Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-CEFETMG
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Almeida, Alex Rosa de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Objetos de aprendizagem desenvolvidos para o ensino médio: técnicas e conceitos apoiados nos PCNEM
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-12-14) Almeida, Alex Rosa de; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1925812982762374; http://lattes.cnpq.br/4368741080820766; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; Costa, Maria Adélia da; Elias, Gustavo Alcântara
    As mudanças proporcionadas pelas novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC), mais especificamente os Objetos de Aprendizagem (OA), colocam em evidência a relevância desses recursos no processo de ensino e aprendizagem enquanto instrumento de interatividade contextualizados às competências dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (PCNEM-CNM). Nesse contexto, esta dissertação de mestrado teve como objetivo apresentar as características técnicas e conceituais básicas de um OA de cada uma das quatro disciplinas – Biologia, Física, Química, Matemática – que integram a área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; contextualizado às competências explicitadas nos PCNEM-CNM. Para a construção do referencial teórico, buscou-se esclarecer conceitos relativos à formação dos PCNEM-CNM (educação, tecnologia, Legislação Curricular e Cultura Escolar), a definição de OA e as especificidades dos simuladores PhET e também quanto às características técnicas e conceituais dos OA. Para o entendimento da formação dos PCNEM-CNM recorreu-se aos seguintes autores: Pinto (2005), Lévy (2010) Silva (2006) e Valente (2017). Para a compreensão da definição de OA e das especificidades dos simuladores PhET com as suas características técnicas e conceituais foram estudados os autores Wiley (2000), Arantes et al. (2010), Vicari et al. (2010), Adams et al. (2008), Beauchamp e Kennewell (2010) e Filatro (2004). Além disso, esta dissertação amparou-se pelas legislações Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Quanto ao tipo de pesquisa, esta se classifica como descritiva sendo de natureza qualitativa. A pesquisa foi dividida em quatro etapas, sendo que incialmente foi realizado um levantamento bibliográfico, para na segunda etapa especificar as características técnicas e conceituais dos OA e a escolha dos OA para análise. Definido os OA, na terceira etapa contextualizou-os com os PCNEM-CNM e, por fim, realizou-se a elaboração de um Roteiro de Aprendizagem para orientação e utilização dos OA em sala de aula, contextualizados com os PCNEM-CNM. A pesquisa permitiu identificar e analisar as características técnicas comuns dos OA analisados na área de Ciências da Natureza, Matemática suas Tecnologias (acessibilidade, metadados, interoperabilidade, granularidade, adaptabilidade, reusabilidade e durabilidade) e as características conceituais comuns (usabilidade, interatividade e design instrucional). Identificadas essas características com uma matriz do PCNEM-CNM, adstrito aos OA, foi possível verificar, por meio do cruzamento do Tema e da Unidade Temática com os Objetivos de Aprendizagem dos OA; como algumas competências descritas nos PCNEM-CNM estão contextualizadas com a intencionalidade pedagógica dos OA. Por fim, demonstrou-se como os OA analisados podem ser utilizados pelo professor no processo de ensino e aprendizagem alcançando uma competência descrita nos PCNEM-CNM.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

repositorio@cefetmg.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão