Navegando por Autor "Almeida, Myrnna Lorena Figueredo"
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Item O serviço social na educação profissional e tecnológica: uma discussão à luz da divisão sexual do trabalho(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-11-23) Almeida, Myrnna Lorena Figueredo; Gonçalves, Raquel Quirino; http://lattes.cnpq.br/3286747885641896; Raquel Quirino Gonçalves; Vera Aguiar Cotrim; Cláudia Maria França Mazzei NogueiraAncorada no feminismo materialista, tendo como base teórica a Divisão Sexual do Trabalho, a presente pesquisa se insere na Linha III: Processos Formativos em Educação Profissional e Tecnológica do Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do CEFET-MG e problematiza o Serviço Social na Educação Profissional e Tecnológica. Objetiva contribuir com as discussões acadêmicas sobre a divisão sexual do trabalho na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT) por meio da compreensão das relações sociais de sexo/gênero que se desenvolvem entre profissionais que exercem a função de assistente social em instituições da Rede. As determinações e principais implicações da divisão do trabalho entre os sexos na profissão de Serviço Social na RFEPT é a questão norteadora do presente estudo. Para se chegar à resposta dessa questão, outras indagações perpassam a pesquisa: como as relações sociais de sexo/gênero e a divisão sexual do trabalho se desenvolveram historicamente na formação e atuação na profissão de Serviço Social? Quais os perfis dos/as assistentes sociais que atuam na Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica? Como a divisão sexual do trabalho se materializa nas relações sociais entre os sexos nesses espaços e nessa profissão específica, e como são vivenciadas pelos/as profissionais de Serviço Social? Adotou-se uma abordagem qualitativa, em um estudo de caso e, para uma maior aproximação do objeto de estudo, foram realizados questionário e entrevistas semiestruturadas com profissionais da Instituição lócus da pesquisa empírica. A análise dos dados empíricos foi realizada à luz das Teorias da Divisão Sexual do Trabalho de origem francesa, a partir de uma compreensão dialética da prática social oriunda do materialista histórico. Uma das aproximações conclusivas aponta que as expressões da divisão sexual do trabalho produtivo e reprodutivo das e dos profissionais de Serviço Social na Educação Profissional e Tecnológica evidenciam grandes demandas e desafios para o seu aprofundamento e também para o processo de renovação da profissão, na ruptura das opressões e em busca da “emancipação humana”.