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Navegando por Autor "Alvarenga, Gilson Rodrigues de"

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    Análise estrutural de analogias em livros didáticos de química
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-04) Alvarenga, Gilson Rodrigues de; Nagem, Ronaldo Luiz; Vieira, Mariana de Lourdes Almeida; http://lattes.cnpq.br/0601704331729175; http://lattes.cnpq.br/2692442559818450; http://lattes.cnpq.br/7429829913409294; Nagem, Ronaldo Luiz; Vieira, Mariana de Lourdes Almeida
    Este trabalho teve como motivação o problema de pesquisa; quais características nos permitem conceber comparações presentes em livros didáticos de Ciências como sendo analogias adequadamente enriquecidas e apropriadas para o ensino de modelos, conceitos ou teorias científicas na Educação Básica?. Essa pesquisa refere-se ao modo como as comparações analógicas são apresentadas, estabelecidas ou construídas para mediar o ensino de conceitos. Esse problema gerou outras questões que nortearam o desenvolvimento da metodologia adotada no presente trabalho, a saber: (i) como distinguir as formas pelas quais autores de livros didáticos estabelecem comparações?; (ii) quais são os aspectos estruturais dessas comparações?; (iii) com quais níveis de enriquecimento autores de livros didáticos de Química têm construído analogias para abordar conceitos, modelos ou teorias científicas na educação básica?. A busca pelas respostas nos conduziu a leitura integral de capítulos e seções sobre o tema estrutura atômica nos livros didáticos de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o triênio 2015, 2016 e 2017 (PNLD 2015), e analisamos estruturalmente comparações identificadas nesses capítulos. Como referencial teórico metodológico usamos duas teorias desenvolvidas no campo da Psicologia Cognitiva: a Teoria do Mapeamento Estrutural (Structure mapping theory) de Gentner (1983) e seus colaboradores, e a Teoria das Múltiplas Restrições (Multiconstraint theory) de Holyoak & Thagard (1989). A análise das comparações encontradas evidenciaram: (i) para uma mesma comparação em obras diferentes existem níveis diferentes de enriquecimento, (ii) comparações que o mesmo DB e DA apresentam aspecto contextual diferente para uma mesma obra e entre obras diferentes, (iii) na maior parte das comparações encontradas (7), os autores tiveram como proposito descrever aspectos estruturais.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

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