Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-CEFETMG
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Antonio, Fernanda da Silva"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A (des)construção de estereótipos no ensino de língua estrangeira : uma análise dos aspectos culturais brasileiros em livros didáticos de inglês
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-08-21) Antonio, Fernanda da Silva; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/6890505178731352; Silva, Renato Caixeta da; Sobrinho, Jerônimo Coura; Miller, Inés Kayon de; Parreiras, Vicente Aguimar
    A presente dissertação trata acerca do ensino de língua estrangeira considerando aspectos culturais brasileiros, analisando como esses aspectos foram abordados nos LD Alive high e American Big Picture, sob o aspecto da (des)construção de estereótipos com base em teorias e na opinião dos alunos, ou seja, usuários do LD. Através de aspectos linguísticos, imagéticos e culturais, analisou-se como os fatores língua, cultura e estereótipos nos LD para ensino de língua inglesa se tangenciam com a fundamentação teórica, que permeia o ensino de língua estrangeiras considerando cultura, letramento crítico e visual, a formação de cidadã e ética. O enfoque se dá na relação do LD quanto à exploração das questões culturais e a presença de estereótipos relacionados ao Brasil. Como os voluntários são brasileiros, a dissertação buscou observar a percepção do aluno quanto à abordagem da cultura de seu país, se a considera estereotipada ou não e, ainda, a opinião dele quanto aos LD no que se refere à oportunidade de criticidade quanto aos aspectos culturais, observando, assim, a interferência dos LD nessa possível (des)construção de estereótipos culturais. Este estudo, de cunho qualitativo, analisou a percepção de 113 voluntários através de questionários acerca de duas coleções de livros didáticos de inglês. Estes livros são usados em duas instituições diferentes de Ensino Médio localizados em Minas Gerais. A partir da análise das coleções observou-se que houve a apresentação cultural de nacionalidades variadas, sendo as dos países anglófonos as mais marcantes nas duas coleções. Quanto à cultura brasileira o livro Alive High dá um destaque mais proeminente e abrangente em relação ao American Big Picture, que, apesar de apresentar a cultura brasileira, o faz de forma menos ampla. Esta dissertação, além de evidenciar a importância de estudos acerca da cultura no ensino de língua estrangeira, identifica que alguns alunos possuem uma certa visão estereotipada da representação de sua nacionalidade, mesmo que não constatado na coleção, ratificando, desta forma, a necessidade de dar voz ao aluno. Outras questões foram suscitadas a partir deste estudo, podendo esta dissertação incitar investigações futuras.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

repositorio@cefetmg.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão