Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-CEFETMG
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Baptista, Raissa Pereira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    As novas tecnologias de informação e comunicação na avaliação de proficiência em português como língua estrangeira
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-06-23) Baptista, Raissa Pereira; Pinheiro, Marta Passos; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/0627132895544473; http://lattes.cnpq.br/7630983119213322; Pinheiro, Marta Passos; Silva, Renato Caixeta da; Corrêa, Hércules Tolêdo; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira
    Esta dissertação aborda os elementos de design utilizados no projeto gráfico-editorial de livros infantis e juvenis premiados como “Melhor para a Criança” pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), nas categorias “Melhor Projeto Editorial” e “Melhor Ilustração". O design tipográfico (LUPTON, 2006), a Teoria da Cor (PEDROSA, 2014) e a Semiótica Social e seus desdobramentos, como a Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 1996, 2006) e a multimodalidade, constituem os fundamentos teóricos deste estudo. Partindo do entendimento de que todo texto é multimodal e com os objetivos de descrever, analisar e compreender a construção de sentido no projeto dos livros infantis, definiu-se como corpus desta pesquisa as obras premiadas em 2015: Os três ratos de Chantilly e Carmen, a grande pequena notável;e as premiadas em 2016: Haicais Visuais e Inês. A metodologia sustenta-se em uma Ficha Guia de Descrição e Análise desenvolvida para guiar a análise das imagens e dos elementos de design utilizados nos livros, sendo uma para a capa e outra para o corpo de cada obra, caracterizando esta pesquisa como predominantemente descritiva. As fichas passaram por diversas versões, a fim de se adequarem ao design gráfico-editorial, viabilizando uma compreensão mais ampla das possibilidades interpretativas do uso das cores, das tipografias e das ilustrações ou imagens nas obras de Literatura Infantil. Assim, a dissertação mostra que a Semiótica Social é pertinente em livros infantis. As imagens e/ou ilustrações, as cores e a tipografia são tão importantes quanto o modo textual verbal e precisam ser criadas e utilizadas com a devida relevância, considerando o leitor final. Por fim, esta pesquisa viabiliza novos padrões de análise e, consequentemente, de estudo, a fim de atender a ausência de materiais científicos que possam ser utilizados como apoio para o profissional de criação

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

repositorio@cefetmg.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão