Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-CEFETMG
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Barcelos, Josie Ferreira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Análise de analogias do Miller Analogies Test baseada na teoria do mapeamento estrutural
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-04-08) Barcelos, Josie Ferreira; Ferry, Alexandre da Silva; Nagem, Ronaldo Luiz; http://lattes.cnpq.br/2692442559818450; http://lattes.cnpq.br/8756874425868341; http://lattes.cnpq.br/0918012326522395; Ferry, Alexandre da Silva; Nagem, Ronaldo Luiz; Goulart, Iris Barbosa; Pereira, Eduardo Godinho
    Esta dissertação é resultado de um estudo de mestrado em Educação Tecnológica, realizado na área de pesquisa sobre a importância das analogias na Educação em Ciências, dentro de uma linha de investigação focada em Práticas Educativas em Ciência e Tecnologia. O seu objeto de estudo são as comparações tomadas a princípio como analogias em um instrumento de testagem de habilidades analíticas denominado Miller Analogies Test – MAT. O trabalho foi desenvolvido com o propósito de investigar o emprego das analogias em contexto de avaliação de habilidades e conhecimento de conteúdo. Para análise das comparações analógicas, o trabalho se baseou na Teoria do Mapeamento Estrutural (TME – em inglês, Structure Mapping Theory) de Gentner e Markman (1997) e na Metodologia de Ensino com Analogias (MECA) de Nagem, Carvalhaes e Dias (2001). Assim, o percurso metodológico deste trabalho desdobrou-se principalmente na seleção das comparações e análise destas no contexto de avaliação e testagem. Nossa análise evidenciou: (i) quais são as principais áreas de conhecimento avaliadas pelo Miller Analogies Test; (ii) a verificação se as comparações utilizadas nas questões do MAT são analogias de acordo com a Teoria do Mapeamento Estrutural; (iii) de que modo a tipologia ou classificação das comparações influencia ou impacta no teste. Em síntese, nossa análise nos permitiu compreender o uso das analogias enquanto instrumento de avaliação de habilidades e ferramenta cognitiva.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

repositorio@cefetmg.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão