Navegando por Autor "Batista, Tamires Sousa"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Infográficos utilizados para explicar as teorias dos modelos atômicos em livros de química e ciências da natureza e suas tecnologias aprovados para os PNLD 2018 e 2021, em particular os adotados pelo CEFET-MG(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-07-20) Batista, Tamires Sousa; Ramos, Ivo de Jesus; http://lattes.cnpq.br/3740726434108113; Ivo de Jesus Ramos; José Geraldo Pedrosa; Ivina Paula de SouzaEste trabalho possui o objetivo de entender como a infografia tem sido utilizada para ensinar as teorias dos Modelos Atômicos em livros didáticos de química do primeiro ano do Ensino Médio aprovados para o PNLD 2018 e ciências da natureza e suas tecnologias aprovados para o PNLD 2021, em particular os adotados pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Esta pesquisa se relaciona à Linha IV - Práticas Educativas e Tecnologias Educacionais do Mestrado em Educação Tecnológica do Cefet-MG, por se tratar de uma investigação sobre uma estratégia de ensino voltada para materiais multimodais em materiais didáticos, particularmente em livros didáticos, que pode potencializar métodos enunciados em teorias da psicologia cognitiva. A metodologia partiu de uma pesquisa documental, e o tipo de abordagem utilizado foi o qualitativo. Para desenvolver a proposta dessa investigação, fizemos o exame dos infográficos com base em sucessivas leituras dos capítulos e seções principais que possuíam o tema das teorias dos Modelos Atômicos nos livros didáticos de química do primeiro ano do Ensino Médio aprovados para o PNLD 2018 e nos livros de ciências da natureza e suas tecnologias aprovados para o PNLD 2021. Levantamos, categorizamos, tabulamos e analisamos os dados baseados nos princípios da multimodalidade, infografia e teorias cognitivas relacionados ao ensino e à construção de materiais didáticos, em especial seis dos doze princípios para construção de materiais multimídia propostos por Mayer (2009). Após as análises, percebemos que houve uma diminuição da quantidade de infográficos nos livros do PNLD 2018 para os de 2021, alterando-se de 41 para 28. Constatamos também que dentre os seis princípios propostos por Mayer (2009) analisados, os mais presentes foram os princípios da representação multimídia, proximidade espacial dentro do infográfico, sinalização e redundância, e os menos presentes foram os princípios da proximidade espacial texto/infográfico, coerência e personalização. Com relação aos livros didáticos escolhidos pelas nove unidades do Cefet-MG, encontramos que para o PNLD 2018 foram selecionados cinco dos seis livros disponíveis e para o PNLD 2021 foi selecionado um dos sete livros disponíveis. Quatro unidades do Cefet-MG optaram por não adotar nenhum dos livros de ciências da natureza e suas tecnologias do PNLD 2021, por apresentarem uma proposta que não se adapta ao Projeto Pedagógico do Curso. Fundamentados nos resultados obtidos, entendemos que o arranjo próximo do texto e dos infográficos nas páginas dos livros, o emprego de um conteúdo conciso e o uso de uma linguagem personalizada ao estudante são pontos de atenção no desenvolvimento desses infográficos.