Navegando por Autor "Bello, Cynthia Alessandra"
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Item Ambientalização do currículo ou escolarização do ambiente: a experiência no Curso Técnico em Controle Ambiental(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-06-26) Bello, Cynthia Alessandra; Pedrosa, José Geraldo; http://lattes.cnpq.br/7103107947957772; http://lattes.cnpq.br/0191558684352720; José Geraldo Pedrosa; Maria Adélia da Costa; Cristiane Carvalho GuimarãesO tema desta dissertação situa-se no encontro da educação profissional técnica de nível médio com a assim chamada questão ambiental, e o objeto empírico da pesquisa foi constituído pelas prescrições curriculares, pelo currículo escrito (projeto político-pedagógico) e pelo currículo em ação de um Curso Técnico em Controle Ambiental da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A questão-problema da pesquisa e o objetivo geral foram relativos à identificação de situações que indicassem aproximações e distanciamentos relativos às noções de ambientalização do currículo e escolarização do ambiente. Em outros termos, o que se buscou verificar é se o ensino das questões ambientais tem proporcionado aproximações ou distanciamentos relativos às noções de ambientalização do currículo ou escolarização do ambiente. Do ponto de vista teórico, a pesquisa foi orientada pela rede conceitual constituída em torno da noção de currículo, pela concepção de ambientalização curricular e pela noção de escolarização do ambiente. No tocante às questões de método, a pesquisa foi realizada em documentos e com pessoas. A pesquisa documental concentrou-se na análise dos textos legais que orientam a incorporação das temáticas ambientais na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, particularmente do projeto político-pedagógico no Curso Técnico em Controle Ambiental. A parte da pesquisa que envolve pessoas focalizou o currículo em ação e foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com professores da área técnica e com a coordenação de curso. Os resultados alcançados pela pesquisa indicam que a entrada dos temas ambientais na educação profissional técnica de nível médio não têm proporcionado mudanças nas práticas escolares de modo a caracterizar a ambientalização do currículo. Em outras palavras, a questão ambiental não tem sido compatível com a introdução de práticas transdisciplinares, com inovações nos tempos e espaços escolares, enfim, com a constituição de novos ambientes de ensino e de aprendizagem.