Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-CEFETMG
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Campolina, Isabela Bertho"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Desenvolvimento de competência intercultural por aprendizes de português como língua adicional: estudo multicaso em um curso preparatório para o PEC-G oferecido pelo CEFET-MG
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-09-26) Campolina, Isabela Bertho; Bambirra, Maria Raquel; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/2900523749291492; Gonçalves, Alcione; Neves, Liliane de Oliveira; Baptista, Patrícia Rodrigues Tanuri
    Esta dissertação examina o desenvolvimento da competência intercultural por estudantes estrangeiros que aprendiam Português como Língua Adicional no Brasil, com foco no curso preparatório para o exame Celpe-Bras, oferecido pelo CEFET-MG. Investigou-se como esses alunos, oriundos de diferentes países, enfrentaram desafios culturais e linguísticos ao se inserirem em um novo contexto acadêmico e social, ou seja, buscou-se compreender como estava ocorrendo o desenvolvimento da competência intercultural por esses alunos. Foi feita uma pesquisa aplicada, de orientação exploratória em formato de estudo multicaso. Oito estudantes voluntariaram-se para participar e responderam a um questionário e a uma entrevista semiestruturada. Os dados foram abordados qualitativamente à luz do modelo de competência intercultural de Michael Byram (2021), que aborda dimensões como conhecimentos, habilidades, atitudes e consciência crítica cultural. Os resultados indicam que a imersão cultural no curso preparatório não só facilita a aquisição do Português, mas também promove a habilidade de lidar com diferenças culturais, incentivando uma reflexão crítica sobre as relações sociais e culturais. Além disso, o estudo enfatiza a necessidade de se utilizar práticas pedagógicas que fomentem o diálogo intercultural no curso. Conclui-se que o desenvolvimento da competência intercultural é vital para a adaptação acadêmica dos estudantes estrangeiros e contribui para sua formação como cidadãos globais capazes de enfrentar os desafios de um mundo multicultural.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

repositorio@cefetmg.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão