Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-CEFETMG
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Carvalho, Denise Silva de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Os desafios da docência na escola do campo: entre o debate teórico e a experiência docente
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-30) Carvalho, Denise Silva de; Gonçalves, Marina Leite; http://lattes.cnpq.br/4910918320204632; Gonçalves, Marina Leite; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; Araujo, Sinay Santos Silva de
    Este trabalho intitulado “Os Desafios da Docência na Escola do Campo: Entre o Debate Teórico e a Experiência Docente” tem como objetivo dar visibilidade aos desafios e às conquistas da educação para o campo, combatendo o preconceito e a invisibilidade que muitas vezes afetam esses povos, e contribuir na defesa dos direitos à educação de qualidade para eles, ajudando a direcionar políticas públicas que garantam o acesso, a permanência e o sucesso escolar desses estudantes. Em primeiro momento o “Referencial Teórico, buscou dar embasamento, bem como auxiliar na contextualização de conceitos, percursos e desafios enfrentados, na busca de direito a Educação Escolar no Campo e para o Campo”. Entre estes desafios uma atenção especial ao processo de alfabetização e letramento, buscando compreender as formas de letramento nas práticas pedagógicas em prol das Escolas para o Campo; para finalizar o “Relato de Experiência” da professora “autora” desta pesquisa com intuito de contribuir com a construção de um projeto educacional que valorize a realidade, a cultura e os desafios dos povos do campo, e para uma educação mais justa e igualitária. A temática abordada parte das inquietações e experiências docentes da pesquisadora em uma escola do campo, no Município de Curvelo, região central, de Minas Gerais. Justifica-se também o desenvolvimento desta temática pelo desejo e necessidade da pesquisadora em conhecer melhor as questões sobre a Educação do Campo por meio de teorias críticas científicas. Para metodologia deste trabalho a técnica utilizada na pesquisa bibliográfica buscou um conhecimento mais aprofundado dos temas da Educação do Campo e dos Letramentos. Desse modo, especialistas na Educação do Campo como Caldart (2008/2009), Bezerra Neto (2016), Ribeiro (2000), Sá e Mesquita (2012), além de especialistas no assunto do Letramento, como Cosson (2014/2022), Soares (1998), Kleiman (1998) e Rojo (2009) foram fortes referenciais teóricos para este estudo. A visita à literatura destes autores deu embasamento para a pesquisa bibliográfica e contribuiu para escrita do relato de experiência da autora, devido ao fato de ter sido o processo de imersão da mesma nesse percurso da docência. Sendo assim, o presente texto reflete acerca do processo educativo das Escolas do Campo, destacando seu percurso e desafios, além de dar contribuições sobre os processos de letramento e alfabetização do Campo. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir com os estudos sobre a essa modalidade de ensino colaborando com a valorização da identidade e a cultura desses povos, promovendo a justiça social e o desenvolvimento sustentável do campo.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

repositorio@cefetmg.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão