Navegando por Autor "Carvalho, Leonardo Loureiro de"
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Item A contribuição das EDTECHS – soluções tecnológicas para a educação – no desenvolvimento das competências dos engenheiros(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-11-28) Carvalho, Leonardo Loureiro de; Tonini, Adriana Maria; http://lattes.cnpq.br/7318970207481115; http://lattes.cnpq.br/5488713005297311; Tonini, Adriana Maria; Laudares, João Bosco; Cintra, Leandro Pinheiro; Resende, Luis Mauricio Martins deCom as mudanças ocorridas no mundo, a educação precisa atender às novas demandas surgidas na sociedade. Entre tais demandas está a necessidade da formação mais completa dos profissionais de engenharia em relação às competências, sendo fundamental a promoção da formação integral desses profissionais com o desenvolvimento de estratégias de aprendizagens significativas. Nesse contexto, surgiram as EdTechs (educação e tecnologia), startups focadas no desenvolvimento de soluções tecnológicas para educação. Esta dissertação analisou as competências que o mercado de trabalho tem exigido dos profissionais de engenharia e como as EdTechs contribuíram para a formação dos engenheiros diante desse cenário. Foi realizada uma abordagem qualitativa através da aplicação de questionário estruturado e entrevistas semiestruturadas junto a 15 engenheiros de forma a aprofundar no entendimento dos mesmos sobre o desenvolvimento de competências do engenheiro, como essas formações complementares contribuíram para seu desenvolvimento profissional e qual o papel das EdTechs nesse cenário. Para análise e interpretação dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Os resultados apontaram a mudança de paradigma nas competências exigidas dos engenheiros, com ênfase crescente nas competências não técnicas. Além disso, foi possível verificar que a formação em engenharia ainda tem um longo caminho a percorrer para se alinhar totalmente com as necessidades do mercado, sendo necessária a revisão de currículos que incluam uma ênfase significativa no desenvolvimento de competências não técnicas. Por fim, identificou-se que os profissionais de engenharia reconheceram a importância da aprendizagem contínua para se manterem atualizados e preencherem as lacunas deixadas pela formação acadêmica.