Navegando por Autor "Castro, Laryssa Cristina"
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Item Estratégias de ensino e de aprendizagem da língua inglesa na educação a distância(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-12-20) Castro, Laryssa Cristina; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1925812982762374; http://lattes.cnpq.br/1010285173516419; Márcia Gorett Ribeiro Grossi; Vicente Aguimar Parreiras; Amanda Tolomelli BresciaMediante as diversas possibilidades e contextos abarcados na Educação a Distância, o ensino e a aprendizagem de idiomas, nesta modalidade, surgem como um advento que oportuniza o desenvolvimento profissional, pessoal e cultural dos alunos que buscam por esses cursos. Nesse contexto, esta pesquisa possui como objetivo geral investigar quais são as estratégias de ensino e de aprendizagem que têm motivado os alunos a realizarem cursos de Língua Inglesa a distância por meio de aplicativos on-line, especificamente o Duolingo. Logo, para a construção do referencial teórico, buscou-se inicialmente, esclarecer conceitos relativos à Tecnologia recorrendo aos estudos de Pinto (2005) e Grispun (2002). Em seguida, buscou-se elucidar o uso do termo Educação a Distância ao longo dos anos de acordo com as evoluções estabelecidas por Moore e Kearsley (2007) e então, averiguou-se as ferramentas e os espaços utilizados nesta modalidade de ensino. No que se refere às ferramentas, as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), partiu-se da definição de Perrenoud (2000); Coll, Mauri e Onrubia (2010) para destacar o uso destas relacionadas à Educação. Sobre os espaços nos quais essas ferramentas estão disponíveis para acesso, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), considerou-se as especificações realizadas por Oliveira (2004); Valentini e Soares (2005) e Belloni (2008). Além disso, analisou-se o contexto de ensino da Língua Inglesa no Brasil até chegar no ensino de idiomas on-line para elencar as estratégias de ensino e de aprendizagem utilizadas no processo educacional a distância. Quanto ao tipo de pesquisa, esta se caracteriza como exploratória devido ao levantamento bibliográfico realizado e como descritiva no que se refere à exposição das características do curso escolhido, como também, em virtude da enumeração de particularidades que determinam o perfil de um determinado grupo. A pesquisa foi dividida em quatro etapas, sendo que, a princípio, foi realizado um levantamento bibliográfico e documental dos conceitos e definições que ofereceram suporte teórico para o estudo. Logo, na segunda etapa, elencou-se sites e aplicativos que ofereciam curso de idiomas na modalidade a distância, a escolha do aplicativo Duolingo foi realizada seguindo alguns critérios pré-estabelecidos. Em seguida, na terceira etapa, analisou-se o aplicativo escolhido no que se refere às ferramentas digitais que disponibiliza. Finalmente, na quarta etapa, determinou-se o perfil do aluno que busca essa modalidade de ensino, como também, as estratégias de ensino utilizadas pelo aplicativo e de aprendizagem que devem ser empregadas pelo aluno. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário on-line, procedimento de pesquisa survey, que poderia ser acessado através de um link por qualquer aluno que utilizasse o aplicativo para estudar a Língua Inglesa, este obteve 255 retornos. Então, após a coleta dos dados e, por conseguinte, a análise dos mesmos, constatou-se que as ferramentas utilizadas pelo curso auxiliam no processo de ensino e direcionam as estratégias de aprendizagem que o aluno deve empregar. Ainda, certificou-se, na análise dos dados, que há um perfil dos alunos que buscam essa modalidade de ensino.