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    Pessoas como Mercadorias!?: um estudo sobre a emergência do mercado de “aluguel de pessoas” no Japão
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-08-16) Costa, Paloma Leite; Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado; Batinga, Georgiana Luna; http://lattes.cnpq.br/6348204727085152; http://lattes.cnpq.br/4199368575128934; http://lattes.cnpq.br/7967154014426358; Guimarães, Ludmila de Vasconcelos Machado; Batinga, Georgiana Luna; Pinheiro, Daniel Calbino; Meneghetti, Francis Kanashiro
    Esta dissertação apresenta um estudo sobre a emergência e legitimação do mercado de aluguel de pessoas no Japão, inspirada pela perspectiva da Dinâmica de Sistema de Mercados (DSM) (GIESLER; FISCHER, 2017). Ou seja, este estudo entende que contexto, cultura e normas sociais são inseparáveis no processo de criação e legitimação de mercados (HUMPHREYS, 2010). Por consequência, apresentamos e destacamos os elementos socioculturais inerentes à sociedade japonesa que abrigam a emergência desse mercado, partindo primeiro de uma discussão sociológica dos papéis sociais para apontar o valor das posições e dos papéis sociais nessa sociedade. Baseada em relações lococentristas, ou seja, tendo a posição que ocupam na sociedade como referência, até mesmo a língua japonesa sustenta essa estrutura, traduzindo uma sociedade enraizada em um sistema rígido de hierarquia social que influencia até mesmo seu sistema decisório conhecido como sistema ringi e nemawashi. Para verificar o quanto essa formação cultural é responsável pelo surgimento do mercado de aluguel de pessoas no país, analisamos dois corpora – um livro e publicações em sites de pergunta e resposta japoneses – utilizando de métodos inspirados na Análise de Conteúdo de Bardin (1977). Como resultado, entendemos que a emergência do mercado que abriga a mercantilização de pessoas é permeada por um intenso dinamismo, onde se observam encontros e desencontros de distintos atores, atravessados por interesses políticos e influências culturais, assim como de leis e normas que regulam e defendem suas trocas monetárias e sociais. Concluímos que os atores envolvidos harmonizam seus interesses através da cultura, adaptando seus comportamentos a partir de suas normas e valores culturais, orientando seus processos decisórios a partir de um interesse coletivo e alugando papéis sociais que permitam transgredir as normas sem se tornarem socialmente inadequados. Apresentamos também duas propostas de avanço teórico e sugestões para fortalecimento e novas pesquisas sobre mercados nos Estudos Organizacionais.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

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