Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-CEFETMG
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Couto, Adriana do Carmo Silva Rocha"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Construção civil: o caminho percorrido por jovens operários
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-02-26) Couto, Adriana do Carmo Silva Rocha; Tomasi, Antônio de Pádua Nunes; http://lattes.cnpq.br/6507114081255256; http://lattes.cnpq.br/7362651388616022; Tomasi, Antônio de Pádua Nunes; Pedrosa, José Geraldo; Antipoff, Renata Bastos Ferreira
    O presente trabalho parte de uma indagação feita pelo do sociólogo francês François Dubet: “Comment devient-onouvrier?” “Como nos tornamos operários?”. Como o jovem francês se torna um operário? Esse jovem entra para a classe operária com muita resistência. Resiste à indústria, ao trabalho cansativo e malpago, mas entram, apesar de tudo, pois esse futuro se apresenta como um “destino”. Transportando-nos para o Brasil, para a nossa realidade, muito especificamente para a construção civil, espaço de trabalho em que foi realizada a pesquisa, interessa saber então, a partir da indagação de François Dubet, como o trabalhador da construção civil se torna um operário. No caminho percorrido por esse operário, quais fatores pesaram mais na condução do seu destino? Seria a escola? Seria a família? Seriam as múltiplas relações sociais e experiências culturais? Seriam outros fatores encontrados nos próprios operários? Na busca por uma resposta a essa indagação, embasou-se em estudos sobre a escola e as diferentes abordagens sobre o fracasso escolar, a família e os estudos sobre seu papel e sua relação com a perspectiva profissional dos filhos e os estudos sobre o indivíduo e suas relações sociais. Foram realizadas entrevistas e aplicados questionários para os alunos do Programa de Estudos em Engenharia, Sociedade e Tecnologia (PROGEST) na qual se construiu o perfil dos alunos do curso Gestão de Obra das turmas do segundo semestre de 2016 e primeiro e segundo semestres de 2017. Nessa pesquisa, cujo objetivo era compreender os fatores que os levaram ao destino operário, suas vidas escolares e familiares e suas perspectivas profissionais e suas relações sociais revelaram que, na sua trajetória de vida, não obstante o esforço familiar para mantêlos na escola, as condições precárias nas quais se encontravam quando jovens contribuíram fortemente para uma trajetória escolar marcada por rupturas e abandonos que os empurraram precocemente para os canteiros de obras da construção civil. Para eles, a condição operária na qual se encontram se deve muito mais a uma ausência de oportunidades ou a um fracasso da situação na qual viviam do que propriamente a um fracasso escolar. Distantes de qualquer sentimento de fracasso, eles retornam à escola depois de adultos, se dizem intelectualmente capazes e, visando a melhor se posicionarem socialmente e no mercado de trabalho, alimentam expectativas de dar continuidade aos estudos, inclusive em nível superior.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

repositorio@cefetmg.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão