Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-CEFETMG
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Cruz, Thiago Fiuza de Sousa"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A TV digital como técnica aplicada na expansão da EaD no CEFET-MG
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-05-02) Cruz, Thiago Fiuza de Sousa; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1925812982762374; http://lattes.cnpq.br/8248965516724212; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; Ramos, Ivo de Jesus; Amaral, Marcos Prado do
    O movimento de digitalização das relações humanas nas últimas décadas fez com que surgisse o termo cibercultura, caracterizado como a era da conexão, impulsionada pelo desenvolvimento da computação móvel e das novas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC). A sociedade da informação, derivada da cibercultura, tem como característica a absorção de novos meios de comunicação e de informação na medida em que as TDIC são desenvolvidas, impulsionando o crescimento de ambientes virtuais e das novas relações humanas. Dentre as novas relações humanas afetadas pelo desenvolvimento de novos ambientes virtuais, a educação, sobretudo a Educação a Distância (EaD), nos últimos anos vem apresentando um crescimento contínuo de matrículas de alunos e de cursos ofertados, inclusive os cursos EaD ofertados no CEFET-MG oferecidos por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) disponibilizado na internet. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo analisar, levando em consideração o advento da TV Digital (TVD) no Brasil, quais são as possibilidades e os desafios para a criação de um AVA voltado para a TVD, como forma de expandir os cursos a distância do CEFET-MG, realizando assim o t-learning. Para se alcançar esse objetivo, utilizou-se uma metodologia de investigação com natureza qualitativa, do tipo descritiva e exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, sem a intenção de ser decisiva. A pesquisa foi realizada em cinco etapas: Na primeira etapa, sucedeu a apresentação das características do AVA que o CEFET-MG utiliza para ofertar seus cursos a distância via internet. Na segunda etapa, fezse o levantamento das ferramentas digitais para a aprendizagem que compõem o AVA do CEFET-MG. Em seguida, na terceira etapa, foram verificados os requisitos necessários para se estabelecer um caminho técnico para o desenvolvimento de um AVA para a TVD. Na quarta etapa, foi realizada a verificação da compatibilidade do AVA do CEFET-MG com os requisitos apresentados na etapa anterior, especificamente sobre as questões do requisito tecnológico por meio de modelos de desenvolvimento. Por fim, na quinta etapa, foi realizada a classificação dos níveis de interatividade das características funcionais das ferramentas apresentadas na segunda etapa para o ambiente da TVD. Os resultados encontrados permitiram concluir que existem diferentes requisitos e recursos disponíveis para implementar o t-learning na instituição, com destaque para os requisitos tecnológicos, sobretudo a camada de software do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), o middleware Ginga, e para os recursos disponíveis para o desenvolvimento de aplicações para o ambiente da TVD na forma de ferramentas digitais para aprendizagem. Constatou-se também a necessidade de um provedor de serviços interativos que atue de forma multiplataforma, permitindo que recursos interativos sejam executados em ambientes que extrapolem o uso da internet. Salienta-se ainda que a falta de experiências em práticas pedagógicas quanto à utilização da TVD na educação, impossibilita uma conclusão sobre a efetividade do ensino e da aprendizagem condizentes com os parâmetros normativos da EaD e da Educação Profissional Tecnológica (EPT), que por sua vez se utilizam cada vez mais das TDIC em ambiente educacional.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

repositorio@cefetmg.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão