Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-CEFETMG
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Daher, Juliana Cardoso"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Leituras e leitores em Espantapájaros
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-08-17) Daher, Juliana Cardoso; Pinheiro, Marta Passos; http://lattes.cnpq.br/0627132895544473; Pinheiro, Marta Passos; Parreiras, Vicente Aguimar; Baptista, Mônica Correia; Corrêa, Hércules Tolêdo
    Esta dissertação insere-se na linha de pesquisa Linguagem, Ensino, Aprendizagem eTecnologia do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal deEducação Tecnológica de Minas Gerais- CEFET-MG e tem por objetivo principal investigaras ações de formação de leitores e mediação de leitura realizadas na FundaçãoEspantapájaros, localizada na cidade de Bogotá-Colômbia. Para tanto, inicialmente, foiestruturado um percurso teórico, abordando: o conceito de infância, em uma perspectivahistoriográfica e antropológica, e sua relação com a produção de bens na lógica capitalista; odesenvolvimento da linguagem a partir das concepções teóricas de Bakhtin, Vygotsky eBenjamin e, ainda, o desenvolvimento do percurso leitor e os processos de mediação deleitura; o livro, a literatura e as crianças e os espaços de leitura para a primeira infância. Emum segundo momento, a pesquisa foi ambientada na Fundação Espantapájaros por meio dacoleta de informações referentes à história da instituição e da observação direta das seguintesatividades realizadas: “Cuentos en Pañales”, “Club de Lectura” e “Hora del Cuento”. Foramrealizadas, também, entrevistas com as professoras/ mediadoras de leitura que conduziram asatividades, bem como com Yolanda Reyes, diretora da instituição. O espaço da Bebeteca e aforma como seu acervo é constituído foram descritos e analisados, por se configurar comoespaço de leitura primordial para a realização das atividades realizadas. Foi possível perceberque a concepção ampla de leitura que norteia as ações em Espantapájaros é fundamental parase compreender a relação que os bebês e crianças estabelecem com o objeto livro durante asações realizadas. Foi observado um protagonismo dos bebês e crianças em todas as açõesrealizadas e o reconhecimento, por parte da instituição, da sua condição de cidadãos e sujeitospotentes em expressão corporal, que produzem e assimilam as linguagens artísticas presentesnas atividades ofertadas. Para tanto, é necessária a presença do adulto mediador, quepossibilite o encontro do bebê e da criança com o livro, em uma relação nomeada por YolandaReyes como “Triângulo Amoroso”. Por meio de uma postura acolhedora e afetiva, quepossibilite ao bebê e a criança o contato com os livros e a linguagem literária de forma livre ecriativa, o percurso leitor vai se consolidando de forma fundante na primeira infância.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

repositorio@cefetmg.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão