Navegando por Autor "Diniz, Izabel Cristina Silva"
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Item Corpoesia em cena: poesia e dança no espetáculo Cão Sem Plumas(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-10-10) Nascimento, Caroline Cavalcante do; Coelho, Olga Valeska Soares; http://lattes.cnpq.br/3467095903868125; http://lattes.cnpq.br/7348143245603745; Oliveira, Luiz Henrique Silva de; Lopes, Luiz Carlos Gonçalves; Diniz, Izabel Cristina Silva; Rosa, Marcelo Victor daEsta tese é uma proposta de estudo do espetáculo de dança contemporânea Cão Sem Plumas (2017), da Cia. de Dança Debórah Colker (RJ). A escolha se deu pelo fato desse espetáculo ter sido concebido a partir do poema intitulado O Cão sem Plumas (1950), de João Cabral de Melo Neto. O objetivo do presente estudo é investigar quais são as particularidades do corpo que dança a partir de uma obra literária, mais especificamente, a partir da poesia. A pesquisa é permeada pelo conceito, nomeado pela pesquisadora de corpoesia, o qual será tomado como uma via de acesso à análise dos processos artísticos envolvidos na elaboração dessa criação em dança, que teve como base um poema. Examinam-se, também, as relações intraculturais envolvidas nessa construção criativa. Justifica-se a pesquisa por sua relevância teórica uma vez que se insere dentro do campo de pesquisas vinculados aos estudos que versam sobre o texto literário e a dança no Brasil. Sustenta-se a hipótese de que o corpo que dança partindo de um poema (dadas as possibilidades metafóricas e de significação que o poema oferece) é um corpo que abre caminhos para ser pensado a partir de um recorte teórico mais específico, um conceito que considere as nuances singulares envolvidas nesse processo de maneira mais particular do que a ideia de ressignificação ou transposição de movimentos para o palco. É a partir desse pressuposto que propõe-se o conceito de corpoesia, pois interessa saber como o corpo que dança tomando como referência um poema, torna-se corpoesia. Compreendendo esse processo, intenciona-se responder: o que caracterizaria o corpoesia?Item Letramentos acadêmicos de hispanofalantes em Português como Língua Adicional: ensino de escrita e de leitura em uma universidade brasileira(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-11-14) Diniz, Izabel Cristina Silva; Villela, Ana Maria Nápoles; http://lattes.cnpq.br/5289190156958505; http://lattes.cnpq.br/5433933734735957; Villela, Ana Maria Nápoles; Diniz, Leandro Rodrigues Alves; Bizon, Ana Cecília Cossi; Tirloni, Larissa Paula; Baptista, Patrícia Rodrigues Tanuri; Neves, Liliane de Oliveira; Silva, Renato Caixeta da; Souza, Rômulo Francisco deNo âmbito da educação superior, são várias as ações de internacionalização em casa (KNIGHT, 2008; 2011) impostas pela globalização. Nesse cenário, destacam-se o ensino de línguas adicionais e os letramentos acadêmicos. Filiando-se aos Novos Estudos do Letramento em diálogo com os pressupostos teóricos sobre os gêneros do discurso, esta tese apresenta um estudo sobre como se ensina escrita e leitura acadêmicas em Português como Língua Adicional (PLA) em um contexto de imersão linguística. Na literatura, encontram-se poucas pesquisas sobre essa temática, razão pela qual se considera a produção científica dessa área ainda incipiente e escassa. Diante dessa lacuna, tem-se por objetivo, com o desenvolvimento deste trabalho, analisar os eventos de letramento acadêmico em PLA que vivenciam os estudantes universitários estrangeiros, falantes de espanhol, matriculados em uma instituição pública de ensino superior localizada em uma das tríplices fronteiras do Brasil. Para tanto, investigam-se (i) quais são os eventos de letramento acadêmico em duas turmas da mesma disciplina de PLA - nível intermediário; (ii) como são promovidos letramentos acadêmicos de hispanofalantes nas turmas investigadas; (iii) em que medida as propostas de letramentos acadêmicos das turmas sob investigação se assemelham aos modelos de letramento propostos por Street (2010) e Lea e Street (2014) e (iv) se semelhanças e/ou divergências entre as línguas espanhola e portuguesa são exploradas por professores de PLA a promoção de letramentos acadêmicos. Os dados analisados foram gerados durante o segundo semestre de 2017, a partir de um estudo de caso de cunho etnográfico, em classes universitárias voltadas para o ensino de PLA, especificamente, para a leitura e a escrita universitárias nesse idioma. Foi concebido e organizado um corpus composto por gravações de áudios de aulas de duas turmas da mesma disciplina, produções textuais elaboradas pelos participantes da pesquisa, questionário, diário de campo da pesquisadora e material didático utilizado pelos professores colaboradores. Os resultados indicam que (i) os docentes, colaboradores desta pesquisa, adotam estratégias diferentes para alcançarem os mesmos objetivos de aprendizagem, contudo priorizam práticas de leitura e de escrita distintas; (ii) propiciam-se, nessa disciplina, letramentos por intermédio da leitura, da análise e da escrita de gêneros discursivos presentes no contexto acadêmico brasileiro; (iii) o modelo de letramento socialização acadêmica, proposto por Street (2010) e Lea e Street (2014), é o mais evidente nos registros gerados e (iv) apenas um dos professores colaboradores explora semelhanças e divergências entre as línguas espanhola e portuguesa por meio da gramática contrastiva, principalmente. As conclusões apontam para a relevância do ensino de línguas adicionais e da garantia aos letramentos acadêmicos ao aprimoramento do processo de internacionalização em casa em universidades brasileiras.