Navegando por Autor "Faria, Mirian Daniela Faustino"
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Item A temática indígena na educação infantil: um estudo das obras aprovadas no PNLD Literário 2022(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-13) Faria, Mirian Daniela Faustino; Pinheiro, Marta Passos; http://lattes.cnpq.br/0627132895544473; http://lattes.cnpq.br/6541287576429266; Lage, Micheline Madureira; Parreiras, Vicente AguimarNesta pesquisa investigam-se as representações de temáticas e elementos culturais indígenas presentes nos livros aprovados pelo PNLD Literário 2022 para a educação infantil. Além disso, busca-se traçar uma breve trajetória histórica dos conceitos de infância, educação infantil e literatura infantil, destacando importantes escritores, entre eles os indígenas. No estudo, parte-se da seguinte pergunta: de que forma a temática indígena está presente nas obras do PNLD Literário 2022 para a educação infantil? A partir dessa pergunta, outras se fazem necessárias: quais são as representações dos povos indígenas nas obras aprovadas pelo Programa? Entre os autores dos livros com essa temática, quantos são indígenas? Existem exemplares dessas obras em todos os acervos literários disponibilizados pelo Programa? Como as culturas indígenas são representadas por meio das ilustrações? A pesquisa tem como objetivos: discutir conceitos sobre infância, educação infantil e literatura indígena; identificar pontos fortes e limitações nas obras selecionadas, considerando texto e ilustrações; analisar as representações culturais indígenas nas resenhas; e investigar as autorias das obras, classificando os gêneros literários e discutindo os conceitos de literatura indígena, indigenista e indianista. Como fundamentação teórica são utilizados os estudos de: Ariès e Rousseau sobre infância; Lajolo e Zilberman sobre literatura infantil; Graúna e Thiél sobre literatura indígena. A metodologia inclui pesquisa bibliográfica e documental, com análise dos livros digitais selecionados, das resenhas disponibilizadas no site do Programa e do edital do PNLD 2022 para a educação infantil. Como considerações finais, destaca-se a escassez de obras com temática investigada no PNLD Literário 2022: das 596 obras aprovadas, apenas 8 foram identificadas com essa temática. Ressalta-se que nenhuma delas é de autoria indígena, seja no texto escrito ou nas ilustrações, sendo, dessa forma, caracterizadas como literaturas indianistas ou indigenistas. Em algumas obras a temática indígena é tratada de forma superficial, com imagens estereotipadas, com o uso do termo "índio" e com a ausência de uma abordagem sociocultural mais aprofundada. Os resultados da pesquisa apontam para a importância da reflexão sobre os critérios de seleção das obras de autoria e temática indígena do PNLD Literário, promovendo maior representatividade, diversidade e conexão com as realidades culturais e históricas dos povos originários.