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Navegando por Autor "Fernandes, Lilian Mara Ferreira"

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    Espaço público reivindicado, mercado transformado: um estudo longitudinal do movimento do carnaval de rua de Belo Horizonte
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-03-22) Fernandes, Lilian Mara Ferreira; Quintão, Ronan Torres; http://lattes.cnpq.br/3003187215462774; http://lattes.cnpq.br/1335050313091196; Quintão, Ronan Torres; Pinto, Macelo de Rezende; Campos, Roberta Dias
    As discussões acerca do conceito de espaço nas dinâmicas dos mercados, embora ainda incipientes, têm sido cada vez mais recorrentes. Até tempos recentes, era comum que pesquisadores do campo da cultura de consumo focalizassem seus estudos nos consumidores e nos produtores, negligenciando o fato de que outros agentes poderiam também atuar de forma significativa nas transformações dos mercados. Pesquisas atuais, contudo, têm se posicionado de forma diferente ao dar destaque a agentes antes despercebidos, como é o caso do espaço. Se inicialmente ele surgia como um mero cenário das relações de consumo, em estudos recentes o espaço é abordado como foco central, assumindo um papel relevante como agente transformador dos mercados. Acompanhando esse entendimento, o objetivo deste estudo foi, portanto, compreender como o aumento do uso dos espaços públicos pelos movimentos sociais afeta o mercado. Para alcançá-lo, foi utilizado o contexto do carnaval de rua de Belo Horizonte, um movimento coletivo que ocupa os espaços públicos da cidade a fim de questionar os usos comumente associados a eles. Tendo como base o conceito de movimentos sociais sob uma perspectiva institucional, foi realizada uma investigação longitudinal por meio de levantamento de dados de variadas fontes, como artigos de jornais, Internet, documentos públicos, entrevistas semi-estruturadas e observação participante. Como resultado, foram identificadas quatro fases de mudança do mercado diante do movimento de ocupação dos espaços públicos pelos consumidores: (1) ocupação dos espaços públicos de forma emancipatória; (2) intervenção do poder público; (3) conquista de espaços emancipados; e (4) tentativas de mercantilização da ocupação do espaço. Esta pesquisa contribui para a compreensão de que estruturas socioculturais influenciam o processo de evolução dos mercados e devem ser consideradas nas tomadas de decisão das empresas e instituições governamentais.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

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