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    Saber docente ambiental: análise dos saberes de professores que lecionam em um curso técnico de nível médio em meio ambiente da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-04-02) Freitas, Caio Cesar Bitencortt de; Pedrosa, José Geraldo; http://lattes.cnpq.br/7103107947957772; http://lattes.cnpq.br/5848560827839957; Pedrosa, José Geraldo; Guimarães, Ailton Vitor; Pereira, Doralice Barros
    Esta dissertação se situa no âmbito do Mestrado em Educação Tecnológica, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e está vinculada à linha de pesquisa “Ciência, Tecnologia e Trabalho: abordagens filosóficas, históricas e sociológicas”. O tema, por sua vez, associa o saber ambiental aos saberes docentes de professores que lecionam em um Curso Técnico de Nível Médio em Meio Ambiente em uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A noção de “saber ambiental” é definida nos termos propostos por Leff (2015) e consiste no pensamento crítico e complexo que integra os processos de ordem natural, técnica e social sem os uniformizar e sim, valorizando a multiplicidade de experiências e práticas de cada cultura. Este saber estrutura a racionalidade ambiental ao propor um novo modo de pensar e agir que nega a lógica da mercantilização da natureza e propõe um conjunto de significações, valores, sentidos e ações socioculturais que promovam a sustentabilidade. Já a noção de “saberes docente” aqui incorporada é oriunda de Tardif (2014), e está relacionada à formação profissional do professor, mais especificamente à sua identidade, à sua experiência de vida e história profissional, e também, à sua relação com os alunos em sala de aula e com os outros agentes escolares. Tais saberes consistem nos conhecimentos, no saber-fazer, nas competências e nas habilidades que os professores mobilizam no dia a dia das salas de aula e de outros ambientes de aprendizagem. O objetivo desta pesquisa foi compreender as interfaces, ou pontos de convergências, entre o saber ambiental de professores que lecionam no curso técnico em Meio Ambiente e os saberes docentes dos mesmos. Para isso, dez professores foram submetidos a uma entrevista semiestruturada com perguntas que evidenciaram as interpretações dos professores acerca da complexidade ambiental; o envolvimento pessoal e profissional dos mesmos com a temática ambiental; e as experiências docentes nas disciplinas lecionadas. Além disso, em sintonia com o objetivo proposto, foi formulado o conceito de saber docente ambiental que é fruto da convergência e influência do saber ambiental sobre os saberes docentes. Isto posto, quando o saber ambiental passa a ser associado ao desenvolvimento do professor tem-se aí, o saber docente ambiental, um saber em constante formação que pode fomentar mudanças no modo de exercer e pensar a docência. A expectativa em relação a este saber é de que ele seja indutor de práticas didático-pedagógicas (de ensino e de ambientes de aprendizagem) que primem pela sustentabilidade, interdisciplinaridade e pela integração entre a tecnologia, a ciência e a sociedade. Contudo, os resultados dessa pesquisa mostram que nem todos os professores do curso técnico em Meio Ambiente encontram-se comprometidos com os princípios e valores propostos pelo saber docente ambiental.

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