Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-CEFETMG
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Freitas, Jerusa Campelo de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação integral no município de Contagem/MG: uma análise da heterogeneidade discursiva, do/no e sobre o documento orientador Trilha do Saber
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-04-11) Freitas, Jerusa Campelo de; Azeredo, Luciana Aparecida Silva de; http://lattes.cnpq.br/4394909610218215; http://lattes.cnpq.br/6896188695805948; Azeredo, Luciana Aparecida Silva de; Costa, Maria Adelia da; Bartho, Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro
    Esta dissertação de Mestrado busca compreender como a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de Contagem/MG aborda e propõe o conceito de Educação Integral de seus sujeitos educandos para os profissionais docentes desta rede, especificamente desde o início da pandemia da Covid-19, por meio da proposta educacional Trilha do Saber. A escolha deste tema surgiu da necessidade de responder ao questionamento que nos intrigava; como é proposto e abordado o conceito de Educação Integral? Assim, propusemos esta análise, a partir do documento Trilha do Saber, visto que este, elaborado no período pandêmico, continua sendo a maior referência da política educacional no município. Por meio da Análise do Discurso de vertente Franco-brasileira, e os construtos de Jacqueline Authier-Revuz almejamos compreender os efeitos de sentido e as Formações Discursivas (FD), a presença da Heterogeneidade Mostrada e Constitutiva, e as ideologias que atravessam a política educacional do Município de Contagem/MG, observando o Interdiscurso e a Memória Discursiva (MD) que emergem do/no e sobre o corpora discursivo em dois movimentos analíticos. No primeiro movimento, baseado na entrevista de apresentação sobre o Trilha do Saber, o corpus foi inteiramente transcrito e foram quantificados os usos dos pronomes pessoais “eu”, “nós”, “a gente” durante a entrevista. Em seguida, foram selecionados alguns Recortes Discursivos (RD) que continham essa classe gramatical, para que analisássemos a Heterogeneidade Discursiva presente no discurso. Assim, percebemos que as escolhas realizadas pelo enunciador; na reiteração dos pronomes, ou na tomada (in) consciente de suas palavras, evidenciam que seu discurso pode aspirar a uma representação mais abrangente, mas, preferencialmente, representa a ideologia à qual ele se filia podendo, assim, reverberar na construção de sentidos da política educacional do município. No segundo, por meio da materialidade linguística encontrada, selecionamos vários RD do/no Trilha do Saber. Assim, percebemos as diversas vozes e perspectivas ideológicas envolvidas em seu discurso, que contribuem para a construção de um panorama educacional multifacetado, com elementos que não convergem teoricamente e/ou mesmo a ausência de embasamento teórico destes. De modo elementar, a Educação Integral do município de Contagem/MG é almejada e orientada totalmente, a partir de princípios Transdisciplinares e não Interdisciplinares como é indicado no documento. O documento Trilha do Saber apresenta um caminho metodológico, centrado no preceito de Educação Integral, ou seja, uma Educação que integre. Contudo, parte desta integração encontra-se centrada apenas no sujeito educando e na Educação, sem considerar o importante papel do educador nesse processo. Acreditamos que se faz necessário ampliar esse diálogo, para um discurso de três vertentes, que são indissociáveis na proposta Holística e integrada: a Educação, o educador e o sujeito educando. Portanto, consideramos a necessidade de um olhar crítico e reflexivo sobre as implicações da perspectiva trazida do/no e sobre o Trilha do Saber no fazer docente promovendo, assim, uma perspectiva mais alinhada às demandas educativas em Contagem/MG.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

repositorio@cefetmg.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão