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Navegando por Autor "Freitas, Roberta Helena"

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    Ações educativas de caráter afirmativo: uma análise discursiva sobre diversidade sexual e de gênero na EPT
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-07-19) Freitas, Roberta Helena; Azeredo, Luciana Aparecida Silva de; http://lattes.cnpq.br/4394909610218215; http://lattes.cnpq.br/4400063891285295; Azeredo, Luciana Aparecida Silva de; Valentim, Silvani dos Santos; Bartho, Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro
    A Constituição Federal de 1988 apresenta como princípios fundamentais a cidadania e a dignidade da pessoa humana. No entanto, na contramão desses princípios, observamos diariamente situações de desigualdade e sujeitos destituídos do pleno gozo dos seus direitos. Dessa forma, buscamos compreender e problematizar como os conceitos de orientação sexual, gênero e cidadania se materializam nos documentos e discursos da/sobre a Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Foi realizada pesquisa bibliográfica e o levantamento de reportagens publicadas pela mídia concernentes ao tema, além do rastreamento das ações afirmativas, empreendidas pela rede federal de ensino, em Minas Gerais, no período de 2018 a 2021. Como método de análise foi utilizado a análise do discurso francesa e ferramentas foucaultianas. Ao final das análises, conclui-se que as ações educativas de cunho afirmativo representam um potente recurso de resistência por reconhecer, legitimar e promover reflexões e ações em prol da efetivação da igualdade de direitos em relação à diversidade sexual e de gênero. Ademais, podem possibilitar olhares outros para a Educação e a diversidade.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

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