Navegando por Autor "Gomes, Ronaldo Tavares"
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Item Uso e contribuições do jogo digital Fable III como recurso didático em aulas de espanhol(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2016-09-19) Gomes, Ronaldo Tavares; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/3273227938003032; Silva, Renato Caixeta da; Coura Sobrinho, Jerônimo; Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e; Costa, Elzimar Goettenauer de MarinsEsta pesquisa consiste em uma investigação a respeito do uso do jogo digital Fable III, como recurso didático, em ambiente escolar, nos processos de ensino e de aprendizagem de língua espanhola. Associar o mundo das tecnologias da nova geração do Século XXI ao universo escolar, por meio da inserção de um jogo em console Xbox, precisava de parâmetros seguros para comprovar o caráter pedagógico desta proposta, sem deixar de considerar as características de entretenimento e diversão que esse game proporciona. Com esse intuito, foi realizada uma pesquisa mista com nove instrumentos de coleta de dados, a fim de que se pudesse analisar os aspectos quantitativos e qualitativos observados no uso deste jogo digital. Primeiramente, aplicou-se um questionário inicial, para se verificar o perfil dos aprendizes participantes. Por meio de pré-testes e pós-testes, foram aferidos os índices de proficiência linguística dos alunos antes e depois da introdução do jogo, tanto com relação à aquisição de vocabulário quanto à produção de texto dos aprendizes participantes do projeto. A fim de se averiguar se o uso desse recurso didático proporcionaria apropriação significativa de conhecimentos linguísticos durante a aplicação do jogo, foram coletadas observações do professor-pesquisador, de um professor observador convidado e foram solicitados registros em diários pelos próprios alunos jogadores. Isso se deu ainda, a fim de que se pudesse avaliar demais possibilidades de letramentos, sobretudo o digital, além de descrever e avaliar as motivações interacionais e de socialização que poderiam ser associadas ao ensino e à aprendizagem de Espanhol. Finalmente, realizou-se uma avaliação final do processo por meio de um questionário, para saber a impressão dos participantes a respeito do uso do jogo em sala de aula e verificar se os objetivos da proposta foram alcançados. Os resultados e as análises dos instrumentos de pesquisa, utilizados nesta investigação, comprovam não só o alto índice de contribuição do uso de Fable III como recurso didático em aulas de Espanhol, mas também sua capacidade de promover a melhoria de desempenho linguístico, o uso da língua espanhola nas suas quatro habilidades, a interação capaz de promover conhecimentos e multiletramentos diversos e, principalmente, a motivação para aprender divertindo-se. O uso deste jogo digital trouxe o contexto da vida do aluno para dentro da escola, e as análises dos resultados alcançados por esta pesquisa comprovaram que esta experiência foi extremamente válida e eficaz.