Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-CEFETMG
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Gomes, Ronaldo Tavares"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Uso e contribuições do jogo digital Fable III como recurso didático em aulas de espanhol
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2016-09-19) Gomes, Ronaldo Tavares; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/3273227938003032; Silva, Renato Caixeta da; Coura Sobrinho, Jerônimo; Paiva, Vera Lúcia Menezes de Oliveira e; Costa, Elzimar Goettenauer de Marins
    Esta pesquisa consiste em uma investigação a respeito do uso do jogo digital Fable III, como recurso didático, em ambiente escolar, nos processos de ensino e de aprendizagem de língua espanhola. Associar o mundo das tecnologias da nova geração do Século XXI ao universo escolar, por meio da inserção de um jogo em console Xbox, precisava de parâmetros seguros para comprovar o caráter pedagógico desta proposta, sem deixar de considerar as características de entretenimento e diversão que esse game proporciona. Com esse intuito, foi realizada uma pesquisa mista com nove instrumentos de coleta de dados, a fim de que se pudesse analisar os aspectos quantitativos e qualitativos observados no uso deste jogo digital. Primeiramente, aplicou-se um questionário inicial, para se verificar o perfil dos aprendizes participantes. Por meio de pré-testes e pós-testes, foram aferidos os índices de proficiência linguística dos alunos antes e depois da introdução do jogo, tanto com relação à aquisição de vocabulário quanto à produção de texto dos aprendizes participantes do projeto. A fim de se averiguar se o uso desse recurso didático proporcionaria apropriação significativa de conhecimentos linguísticos durante a aplicação do jogo, foram coletadas observações do professor-pesquisador, de um professor observador convidado e foram solicitados registros em diários pelos próprios alunos jogadores. Isso se deu ainda, a fim de que se pudesse avaliar demais possibilidades de letramentos, sobretudo o digital, além de descrever e avaliar as motivações interacionais e de socialização que poderiam ser associadas ao ensino e à aprendizagem de Espanhol. Finalmente, realizou-se uma avaliação final do processo por meio de um questionário, para saber a impressão dos participantes a respeito do uso do jogo em sala de aula e verificar se os objetivos da proposta foram alcançados. Os resultados e as análises dos instrumentos de pesquisa, utilizados nesta investigação, comprovam não só o alto índice de contribuição do uso de Fable III como recurso didático em aulas de Espanhol, mas também sua capacidade de promover a melhoria de desempenho linguístico, o uso da língua espanhola nas suas quatro habilidades, a interação capaz de promover conhecimentos e multiletramentos diversos e, principalmente, a motivação para aprender divertindo-se. O uso deste jogo digital trouxe o contexto da vida do aluno para dentro da escola, e as análises dos resultados alcançados por esta pesquisa comprovaram que esta experiência foi extremamente válida e eficaz.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

repositorio@cefetmg.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão