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Navegando por Autor "Gouveia, Cristiane de Paula"

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    Potencialidades e limitações do modelo didático haploid-book para o ensino de genética
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-04-12) Gouveia, Cristiane de Paula; Nagem, Ronaldo Luiz; Ortega, Leila Saddi; http://lattes.cnpq.br/7255421890955428; http://lattes.cnpq.br/2692442559818450; http://lattes.cnpq.br/8469945051540974; Nagem, Ronaldo Luiz; Ortega, Leila Saddi; Ferry, Alexandre da Silva; El-Hani, Charbel Nino
    O objetivo desta pesquisa foi analisar as características do modelo didático Haploid-book, proposto para o ensino de Genética no ensino médio, a fim de compreender as suas potencialidades e as suas limitações. Este modelo didático é baseado em analogia enquanto relações estabelecidas entre um domínio base e um domínio alvo. A metodologia tem por base a Teoria do Mapeamento Estrutural, a Metodologia de Ensino com Analogias e as múltiplas abordagens do conceito de gene descritas em literatura. Os procedimentos metodológicos consistiram na coleta de dados realizada a partir das seguintes etapas: aplicação de um roteiro de atividades sobre o Haploid-book; questionário; oficina e um quadro construído a partir da Teoria do Mapeamento Estrutural. Os resultados obtidos no mapeamento evidenciaram as correspondências entre o Haploid-book e o cariótipo, bem como foi possível compreender as suas potencialidades, por meio de 18 relações descritas e a distinção de 4 limites do modelo didático. A análise deste mapeamento mostrou ainda que o modelo didático possui foco relacional, é estruturalmente consistente e tem alta sistematicidade. Além da análise do mapeamento estrutural, nossa pesquisa discutiu os conceitos de genes identificados no Haploid-book pelos participantes da pesquisa, que foram o gene-P, o gene mendeliano e o gene informacional. Entre esses conceitos, o gene-P foi o mais percebido, reforçando como característica do modelo didático o gene como determinante na manifestação do fenótipo e o foco na transmissão genética. Diante disto, percebemos ser necessário que o uso do Haploidbook seja acompanhado de metodologias que possibilitem reflexão, discussão e crítica ao determinismo genético, a exemplo da Metodologia de Ensino com Analogias que possui etapas como a discussão de semelhanças e diferenças, e reflexão de limites da analogia e também, que seja incluída uma discussão sobre modelos com uma abordagem históricafilosófica para que não ocorra uma sobreposição entre visões clássicas e atuais no ensino. Esperamos que esta pesquisa contribua no ensino de Ciências, especialmente na discussão e reflexão das abordagens do conceito de gene, no auxílio ao uso sistematizado das analogias e dos modelos analógicos utilizados no ensino de Genética, bem como no auxílio a pesquisas com modelos baseados em analogias.

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