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Navegando por Autor "Kakpo, Arcade Johannes"

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    A implementação da dinâmica interacional pedagógica adaptativa complexa na formação do leitor e no desenvolvimento da competência comunicativa em língua inglesa
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-12-10) Kakpo, Arcade Johannes; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/4233253209295973; Gomes, Alvaro Jose dos Santos; Schyra, Geralda Aparecida do Carmo; Nouatin, Gbènouko Gérard; Paulinelli, Maysa de Pádua Teixeira
    A presente pesquisa se situa em cinco (5) períodos, movimentos ou contextos interacionais de educação ou de caracterização da vida social, do pensamento ou da vida profissional que são: a pós-modernidade, o pós-método, o pós-taylorismo, o pós-digital e a pandemia da Covid-19. Insere-se na interseção entre o ensino e a aprendizagem significativa (FREIRE, 1968), tanto para o aluno, quanto para o professor, junto às proposições de Kumaravadivelu no que diz respeito ao ensino situado e personalizado, e à teorização destas práticas docentes bem-sucedidas para se chegar ao uso ou à replicabilidade. Nesse trabalho, aborda-se o desenvolvimento dos letramentos: eventos e práticas, como elementos essenciais para a formação de cidadãos e cibercidadãos conscientes dos seus papéis na sociedade atual. O estudo tem uma natureza qualitativa e procura responder à seguinte pergunta: “como auxiliar na formação de leitor literário e no desenvolvimento da competência comunicativa de inglês como língua estrangeira, dos alunos participantes, dentro do processo de aprendizagem, com base nas metodologias ativas utilizadas via a Dinâmica Interacional Pedagógica Adaptativa e Complexa (DIPAC)?” Para isso, foram usados como instrumentos de geração de dados as notas de campo, os questionários, avaliações e autoavaliações, as produções escritas e orais individuais e colaborativas dos participantes, e as entrevistas realizadas com eles. A aplicação da DIPAC na primeira EPTNM, e a segunda parte da pesquisa consistiram na coleta da percepção das duas professoras no que concerne o engajamento de todos os alunos participantes da pesquisa, independentemente do conhecimento que detêm da língua alvo, através da produção individual e colaborativa de gêneros textuais tendo as metodologias ativas como apoio. O estudo descreve, portanto, a aplicação da DIPAC em três turmas: uma primeira, em 2019, e uma segunda turma observada em 2020, no COLTEC/UFMG; para, depois, considerar a terceira implementação em turmas multiníveis (no CEFET-MG) (BATISTA, 2021). As práticas educacionais investigadas possibilitaram observar até que ponto e de que forma essa abordagem influencia a trajetória do processo de ensino e aprendizagem de inglês em contextos formais. Ressalta-se, portanto, na nossa análise o aumento do protagonismo dos alunos, bem como dos fatores motivação, autonomia e interação nos contextos integrativos dos recursos digitais, que possibilitam a formação de leitores e um desenvolvimento satisfatório da competência comunicativa nas Escolas de Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio (EPTNM) observadas. Dentre os resultados e considerações apresentados, a metacognição e a cibernética adaptativa foram os elementos cuja emergência decorreram das práticas docentes e das trajetórias identificadas. Esse fato nos levou a acreditar que uma mediação bem-sucedida pode se beneficiar da aplicação da metacognição adaptativa, que envolve as mudanças para si mesmo e para o ambiente, em resposta a uma ampla gama de variabilidade social e instrucional na sala de aula. Da mesma forma, a qualidade das interações entre os participantes pode depender do grau de coesão que os pequenos grupos ou subsistemas têm entre eles ou um com os outros durante o desenvolvimento das atividades. Durante as interações em atividades colaborativas, o desenvolvimento da competência comunicativa e a escuta ativa ganharam destaque e os feedbacks, demonstrações de empatia e atenção aos sinais não verbais, constituíram um espaço dinâmico onde mensagens podem ser compreendidas com precisão, permitindo que os subsistemas respondam de maneira alinhada e construtiva.
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    Anotação e transcrição funcional em sala de aula para a aquisição de vocabulário
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-02-27) Kakpo, Arcade Johannes; Parreiras, Vicente Aguimar; Augusto, Rita de Cássia; http://lattes.cnpq.br/3281155170027211; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/4233253209295973; Silva, Renato Caixeta da; Neves, Liliane de Oliveira
    A presente pesquisa descreve a implementação de um ciclo pedagógico de tarefas, de produções escritas e orais e o desenvolvimento de estratégias de anotação (MAYER, 1978; CARRIER, 1983) e de transcrição funcional (JAFARI et alii., 2016; STONES, 2014; MENNIM, 2003; 2007; COOKE, 2013; LYNCH, 2007) como novos instrumentos de ensino e de aprendizagem de inglês como Língua Estrangeira (ILE) (KLUGE; REIS, 2011; LOPES, 2011; SIEGEL, 2016; SONG, 2011; TSAI; WU, 2010; YANG; LIN, 2015) (affordances). Portanto, analisa-se a aquisição de vocabulário de um grupo de 18 alunos de ILE com base na aplicação de um Planejamento Temático Baseado em Tarefas (PTBT) envolvendo um ciclo pedagógico de instruções para tomar notas, fazer e usar gravações e realizar transcrições funcionais das mesmas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa participativa de cunho etnográfico cujos participantes são alunos do curso técnico do ensino médio em uma escola de educação profissional e tecnológica (EPTNM) de Minas Gerais. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: um questionário, as avaliações e autoavaliações dos alunos e da professora sobre as atividades de Role Play Game (RPG), as produções colaborativas, individuais escritas e orais dos alunos e as nossas notas de campo. A análise dos dados coletados mostra evidências de aprendizagem de ILE na aquisição de vocabulário dos participantes: dinamicidade do processo, frequência de uso de palavras externas, autorregulação e reestruturação (LARSEN-FREEMAN, 1997; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; MERCER, 2013; DÖRNYEI, 2000; ELLIS, 2005; 2009). Concluímos que o planejamento das aulas foi elaborado e implementado de forma a envolver os alunos no desenvolvimento das diferentes atividades e influenciar a aquisição vocabular (ELLIS, 2003; DOUGHTY, 2003; WILLIS; WILLIS, 2007).

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