Navegando por Autor "Leroy, Fernanda Storck"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Narrativa como metáfora em recurso hipermídia: um estudo de caso com cursistas do projeto de formação a distância em programas sociais - PELC e vida saudável(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-06-07) Leroy, Fernanda Storck; Ramos, Ivo de Jesus; http://lattes.cnpq.br/3740726434108113; http://lattes.cnpq.br/7920974598351193; Ramos, Ivo de Jesus; Nagem, Ronaldo Luiz; Amaral, Maria Tereza; Brescia, Amanda TolomelliEsta pesquisa possui o objetivo de analisar as preferências dos cursistas, relativas aos dois formatos de hipermídia disponibilizados no curso online “Esporte, Lazer e Idosos”. Após a fundamentação teórica, foram produzidos dois formatos de hipermídia: um “com metáfora”, onde possui uma narrativa com uso de metáfora juntamente com o texto básico e, outro, considerado como “sem metáfora”, que não possui narrativa, apenas o texto básico. Estes formatos foram disponibilizados aos cursistas que fizeram suas escolhas durante o curso e, em seguida, responderam a um questionário para justificá-las. Como resultado, a maior parte dos cursistas que participaram da pesquisa, optaram pelo formato “com metáfora”, justificando que o uso da narrativa com metáfora foi mais atraente e mais estimulante, contribuindo na exemplificação e compreensão do conteúdo didático. Os resultados desta pesquisa demonstram como os materiais didáticos no formato hipermídia que fazem o uso de narrativas com metáfora podem contribuir no desenvolvimento de cursos online de qualidade e no aprendizado dos estudantes.