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Navegando por Autor "Lima, Willian Charles"

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    A dimensão inconsciente da motivação em uma trajetória de aprendizagem de inglês como língua estrangeira
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-18) Lima, Willian Charles; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; http://lattes.cnpq.br/2281336030427188; http://lattes.cnpq.br/3549698127367165; Bambirra, Maria Raquel de Andrade; Arruda, Climene Fernandes Brito; Carneiro, Lilian Maria dos Santos; Saldanha, Gabriela da Cunha Barbosa; Ribeiro, Luiz Antonio; Souza, Claudia Mara de
    Nas últimas décadas, o interesse em investigar a motivação na aprendizagem de língua estrangeira tem aumentado consideravelmente na Linguística Aplicada. No entanto, exceto pela contribuição seminal de Al-Hoorie (2016a; 2016b), quase não existem iniciativas de pesquisas que contemplem o conteúdo inconsciente envolvido no processo (Al-Hoorie, 2015; Dörnyei, 2020). Esta pesquisa procurou investigar a dimensão inconsciente da motivação ao longo da trajetória de aprendizagem de inglês de uma brasileira proficiente na língua. Por meio de uma versão do Teste de Associação Implícita (IAT), gerada pelo software IATGEN, identificou-se como a participante acreditava, no momento de geração dos dados, ter sido a sua motivação para aprender inglês. Além disso, por meio da realização de entrevistas narrativas semiestruturadas, registrou-se as experiências de aprendizagem de inglês que marcaram a sua trajetória de aprendizagem. A partir desses dados, à luz de Greenwald e Banaji (1995), Baumeister e Bargh (2014) e Dörnyei (2019), com foco nas experiências motivacionais, identificou-se os motivos e as atitudes implícitos que emergiram do discurso da participante e buscou-se compreender e explicar, ainda que não completamente, como esse conteúdo inconsciente influenciou o comportamento motivado na aprendizagem de inglês. Os principais motivos implícitos identificados têm natureza afetiva e identitária. A presença de emoções positivas, relacionadas a como a participante se sente ao usar a língua, seja em atividades de lazer ou para trabalhar como professora, alimentaram atitudes implícitas de gerenciamento da própria aprendizagem em contexto informal. Questões de identidade, girando em torno da autoestima, do autoconceito e do “eu ideal” (projeção futura do self), impulsionaram atitudes explícitas de aprendizagem motivada. Ao mesmo tempo, crenças inconscientes permearam todo o processo de aprendizagem da participante, influenciando atitudes implícitas, delineando sua motivação para aprender. Esta pesquisa comprovou que o comportamento motivado é resultado da interação entre conteúdos conscientes e inconscientes, como teorizou Dörnyei (2019).

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

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