Navegando por Autor "Lopes, Alessandra Hypolita Valle Silva"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Berenice – a amada (i)mortal de Edgar Allan Poe: o corpo objetificado da personagem reconstruído nas imagens do cinema e da tevê(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-02-16) Lopes, Alessandra Hypolita Valle Silva; Alves, Mirian Sousa; http://lattes.cnpq.br/2020045926856445; http://lattes.cnpq.br/6057395137426893; Lopes, Luiz Carlos Gonçalves; Coelho, Valeska Soares; Azeredo, Luciana Aparecida Silva deEsse estudo articula sobre o conto Berenice de Edgar Allan Poe (1809–1849) publicado originalmente em 1835, recorrendo à imagem como orientadora de investigação. Para isso, esta dissertação utiliza como objetos de estudo, o filme francês Bérénice (1954) dirigido por Éric Rohmer e o episódio Berê, da minissérie brasileira Contos do Edgar (2013) dirigida por Pedro Morelli. A personagem dessa história morre e retorna à vida no final da narrativa, configurando-se como um exemplo emblemático de um signo bastante recorrente na obra de Poe, “a mulher bela e morta”. O conto refere-se ainda à ideia de morte e vida após a morte, eternizando o momento do finamento, tema recorrente na obra de Poe, em narrativa poética. Partindo dos estudos literários, foram investigadas as relações da personagem Berenice com a morte, e suas intercessões com os estudos no campo da psicanálise. A partir de outras discussões e leituras de Poe, foram fornecidas uma análise de Berenice sob a ótica de Sigmund Freud, Marie Bonaparte, Soshana Felman e Jacques Lacan. Paralelamente e como forma complementar aos estudos e questionamentos aqui presentes, trabalhamos com a interdisciplinaridade que essas correntes estabelecem com conceitos de Roland Barthes, Maurice Blanchot, Tzvetan Todorov, Julio Cortázar e Jacques Ranciére, de modo a revisitar reflexões sobre as linguagens do cinema e da tevê. As linguagens cinematográfica e televisiva também foram abordadas conforme as percepções de Marcel Martin, Lotte Eisner e Sergei Eisestein, que forneceram subsídios para a investigação das relações entre literatura, arte e tecnologia.