Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-CEFETMG
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lopes, Mariana Prado"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Metodologias ativas de aprendizagem como prática docente na educação profissional e tecnológica: um estudo de caso em uma instituição militar de ensino
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-10-04) Lopes, Mariana Prado; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; http://lattes.cnpq.br/1925812982762374; http://lattes.cnpq.br/3232693051684206; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; Lyra, Leticia Ribeiro; Giffoni, Iomara Albuquerque
    A educação contemporânea tem passado por algumas mudanças significativas. Dentre elas, têm se destacado, a necessidade da incorporação de tecnologias digitais como ferramentas e estratégias para o ensino e também a readequação de metodologias para alcançar uma aprendizagem significativa. Logo, o debate sobre Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA) e sua aplicação no processo de ensino e aprendizagem foi acentuado, sugerindo maior atuação do aluno, visto nesse cenário como protagonista na construção de suas competências. O professor, por sua vez, passou a ser demandado como mediador de todo o processo, aquele que guia e mostra para o aluno o melhor caminho rumo ao seu conhecimento. Assim sendo, o objetivo geral desta dissertação de mestrado foi analisar a efetividade da utilização de metodologias ativas de aprendizagem, especificamente no Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE), oferecido na escola militar Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) da Força Aérea Brasileira (FAB) em Lagoa Santa, cidade localizada em Minas Gerais (MG). Para isso, foi feita uma pesquisa científica de natureza básica e abordagem qualitativa e, de acordo com o objetivo traçado, o tipo da pesquisa foi descritiva. Em relação aos procedimentos técnicos, adotou-se a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, realizado na escola militar citada, a partir da aplicação de questionários online tanto para os alunos quanto para os professores participantes do curso nos anos de 2020 a 2022. Para o tratamento e análise dos questionários optou-se pela categorização de dados, utilizando-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados da pesquisa demonstraram que a correta utilização das metodologias ativas de aprendizagem pode promover uma aprendizagem significativa, e dessa forma contribuir de maneira positiva para o desenvolvimento dos alunos, inclusive para o desenvolvimento de competências diferenciadoras tais como, liderança, capacidade de trabalhar em equipe e solucionar problemas, além de tornar o processo educativo mais dinâmico e prazeroso. Quanto à percepção dos professores, ficou evidenciado que a maioria utiliza metodologias ativas em suas aulas, destacando-se a sala de aula invertida, e que essa prática na instituição acontece de forma efetiva e com resultados significativos no processo de ensino e aprendizagem, tanto para os professores quanto para os alunos.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

repositorio@cefetmg.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão