Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-CEFETMG
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Lucena, Diego Goulart de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Influência das forças de protensão nos parâmetros dinâmicos de vigas em concreto
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-02-25) Lucena, Diego Goulart de; Martins, Cláudio José; http://lattes.cnpq.br/2395411911546232; http://lattes.cnpq.br/8416724261897737; Martins, Cláudio José; Cury, Alexandre Abrahão; Silva, Renata Gomes Lanna da
    A identificação das forças de protensão em peças de concreto armado é um tema de interesse de diversas pesquisas, principalmente aquelas ligadas ao monitoramento da integridade estrutural, reforma e manutenção de estruturas e aprimoramento de parâmetros estruturais. Uma das técnicas difundidas para se avaliar esta força de protensão atuante em uma peça é a análise modal operacional. Observa-se, porém, que os estudos de concretos protendidos utilizando a análise modal apresentam diferentes conclusões sobre a influência da carga de protensão nos parâmetros modais de estruturas protendidas. Desta forma, a pesquisa realizada buscou avaliar a influência do carregamento de protensão nos parâmetros modais de seis vigas de concreto protendido destinadas a um viaduto rodoviário utilizando a análise modal operacional. Foram realizadas medições das acelerações das vigas antes e após suas protensões. Nas medições foram utilizados dois conjuntos de acelerômetros triaxiais com taxa de amostragem de 1kHz. Os dados obtidos em campo foram processado de duas maneiras: com um programa computacional desenvolvido em FORTRAN, que utiliza a técnica de decomposição no domínio da frequência, e com o software comercial Artemis que foi configurado para a técnica de identificacão estocástica em subespaço. Com o processamento dos dados foram obtidas as frequências naturais e taxas de amortecimento para cada viga analisada. A comparação entre os parâmetros modais aponta que a protensão pode enrijecer ligeiramente a estrutura na direção desse esforço, devido a mudança do estado de tensões do elemento estrutural.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

repositorio@cefetmg.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão