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Navegando por Autor "Maggi, Andrea Cristina"

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    Reflexões sobre o uso de gêneros discursivos nas práticas de sala de aula: um estudo de caso sobre o fazer pedagógico de docentes do Curso de Bacharelado em Administração do CEFET-MG
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-06-16) Maggi, Andrea Cristina; Ramos, Ivo de Jesus; http://lattes.cnpq.br/3740726434108113; Ramos, Ivo de Jesus; Ribeiro, Luiz Antônio; Grossi, Márcia Gorett Ribeiro; Sanches Júnior, Paulo Fernandes
    O presente trabalho de pesquisa foi realizado no âmbito da Linha de Pesquisa IV – Práticas Educativas em Ciência e Tecnologia do Mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG, pelo caráter investigativo na área da educação voltada para o mundo do trabalho. Esta pesquisa tem como objetivo geral buscar compreender como os docentes do Curso de Bacharelado em Administração do CEFET-MG, não graduados em Letras, e sem qualquer formação específica relacionada à área de linguagens, lidam com os gêneros discursivos voltados para o mundo do trabalho em seus fazeres pedagógicos. Os objetivos específicos definidos foram: identificar a percepção dos docentes sobre conceitos de texto e de gênero discursivo; verificar como os docentes selecionam os textos utilizados como aporte teórico ao ensino dos conteúdos das disciplinas que lecionam; analisar se os docentes privilegiam algum gênero discursivo em seus fazeres pedagógicos, tendo como foco a prática profissional do Administrador. A metodologia adotada consistiu em uma abordagem qualitativa caracterizando-se como um estudo de caso (exploratória-descritiva) em que utilizamos a análise de conteúdo para análise dos dados e construímos relações entre as categorias. A pesquisa aponta que, apesar de os participantes conceberem o texto sob uma perspectiva de estrutura verbal escrita e formal, reconhecem os gêneros discursivos como formas de comunicação verbais e não verbais, podendo ter estruturas e finalidades distintas. De acordo com os resultados obtidos, os participantes reconhecem a importância de se ensinar gêneros discursivos voltados para o exercício profissional do Administrador no mundo do trabalho. Por outro lado, a pesquisa aponta que os gêneros discursivos privilegiados no fazer pedagógico dos docentes participantes da pesquisa, se reduzem a textos próprios do campo semântico da academia como artigos científicos, resumo e resenha. Os dados indicam que parece haver uma lacuna a ser preenchida no que tange a estabelecer uma relação entre as disciplinas que os docentes participantes lecionam e os gêneros discursivos que eles privilegiam no fazer pedagógico, bem como os gêneros discursivos com os quais o Administrador deve lidar no mundo do trabalho.

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