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Navegando por Autor "Martins, Sidney Pires"

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    A alfabetização tecnológica na educação profissional técnica de nível médio: um estudo com coordenadores(as) de cursos técnicos integrados do CEFET-MG
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-04-11) Martins, Sidney Pires; Guimarães, Ailton Vitor; http://lattes.cnpq.br/0614048325379729; http://lattes.cnpq.br/7184487226482528; Guimarães, Ailton Vitor; Ramos, Ivo de Jesus; Mello, Rita Márcia Andrade Vaz de
    Esta pesquisa versa sobre o fenômeno Alfabetização Tecnológica (AT) no contexto da Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio. A pesquisa foi realizada com coordenadores(as) dos cursos técnicos integrados do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), em duas das unidades. O objetivo desta investigação é compreender a AT por meio dos processos formativos implementados pelos(as) professores(as) a partir das percepções dos(as) coordenadores(as) investigados. Compreender como tais indivíduos concebem o conceito de AT se faz necessário em uma sociedade que está cada vez mais conectada com as ferramentas digitais. Paralelamente, o uso crítico e reflexivo dessas ferramentas possibilitará o desenvolvimento de processos educativos efetivos que poderão auxiliar na discussão de diversas situações-problema que emergem cotidianamente da sociedade. Desse modo, além de investigar as concepções de AT, serão discutidas as contribuições dos contextos profissionais para a consolidação dessa reflexão; as possíveis práticas pedagógicas que utilizam as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC); e limites e potencialidades que possam existir no contexto investigativo para uma formação que abarque a inclusão das tecnologias nos contextos da Educação Profissional e Tecnológica. O percurso metodológico será qualitativo, pois permite valorizar todas as vozes dos investigados. Como percurso analítico, usar-se-á a Análise Textual Discursiva (ATD). A ATD permite desvelar novos fenômenos de pesquisa a partir de um processo de unitarização-categorização-descrição de metatextos sobre uma determinada temática investigativa. O processo de análise dos dados – denominado corpus – está permeado por contribuições fenomenológicas que podem propiciar o emergir de novos horizontes compreensivos sobre a questão de pesquisa. Assim, esse processo descritivo-interpretativo faz com que o pesquisador assuma a posição de tradutor-intérprete dos dados, de modo que possamos responder efetivamente uma determinada lacuna investigativa. O perfil dos entrevistados evidencia que eles possuem ampla experiência docente, todos possuem uma formação de pós-graduação e uma formação em áreas técnicas, o que exige uma atualização constante na área pedagógica para que as práticas de ensino não sejam influenciadas pelo conhecimento adquirido somente pela prática, interação com o meio e suas percepções individuais. Além disso, destaca-se que o cenário pandêmico influenciou a dinâmica do CEFET-MG, afetando o uso das tecnologias, apesar de uma certa resistência tecnológica aparente por parte dos entrevistados(as). Por fim, o movimento descritivo do metatexto evidenciou que ser alfabetizado tecnologicamente deve: perpassar pelo uso das ferramentas digitais; interagir com as mídias sociais; ter conhecimentos teóricos e cultivar relações com a Ciência. Assim, há uma tentativa em construir aportes que permitam alfabetizar por meio das tecnologias os discentes da instituição. No entanto, os docentes entrevistados demonstraram compreensão da temática, afirmando a necessidade de um programa de desenvolvimento profissional contínuo e aprofundado, o qual enfatize o debate crítico sobre tecnologias. Ainda, há um forte apelo à instrumentalização das tecnologias que precisa ser discutido, e os saberes teóricos – apesar de terem emergido da pesquisa – são praticamente inexistentes. Já em relação às conexões com a Ciência, a categoria aparece, mas não há menção de quais práticas pedagógicas são implementadas e que podem proporcionar uma conexão entre tecnologias e conhecimentos científicos. Nesse sentido, urge a necessidade de espaços de formação voltados para o uso das tecnologias a partir das demandas atuais e uma discussão que uma teoria e prática na busca por compreender quais as contribuições na formação dos estudantes, em uma sociedade cada vez mais informatizada.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

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