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Navegando por Autor "Matos, Bruno de Almeida"

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    Competência do diretor escolar na rede estadual de Minas Gerais: o processo de certificação ocupacional à luz da ergologia
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2019-08-30) Matos, Bruno de Almeida; Assis, Lilian Bambirra de; http://lattes.cnpq.br/9916478387903774; http://lattes.cnpq.br/6504354976686588; Assis, Lilian Bambirra de; Oliveira, Kamila Pagel de; La Falce, Jefferson Lopes
    O objetivo desta dissertação é compreender, por meio de uma visão ergológica, o processo de certificação dos diretores escolares da rede estadual de Minas Gerais. Iniciado em 2006, o processo de certificação ocupacional de diretores de escolas estaduais em Minas Gerais busca identificar se o profissional possui as competências necessárias para assumir determinado cargo ou função e se atende aos quesitos técnicos, com suas respectivas responsabilidades e atividades. A escolha por uma abordagem ergológica nesta pesquisa foi feita, sobretudo, para dar centralidade e voz ao diretor escolar, de modo a expor sua visão sobre o processo de certificação. Considerada uma démarche, um caminho a ser percorrido, a ergologia se propõe a compreender melhor e intervir nas situações de trabalho para transformá-las, trazendo para o centro das atenções o trabalhador no exercício da atividade, privilegiando os saberes construídos e buscando entender os debates vividos por eles na execução do trabalho. Tendo em vista o objetivo do estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com diretores escolares da rede estadual da região metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, por ter como objeto de estudo a certificação ocupacional, o trabalho aborda a organização da educação brasileira, o histórico e os processos de escolha da figura do diretor escolar, bem como a literatura que se propõe a identificar as competências exigidas para a administração escolar no Brasil. Conclui-se que a implantação da certificação ocupacional estudada foi realizada a reboque de um movimento nacional voltado à melhoria dos resultados do ensino no Brasil, que instituiu uma sistemática de métricas e controles para avaliar a evolução da qualidade da educação no país. Esse movimento é um claro exemplo da injeção de valores do mercado — valores individuais passíveis de quantificação — sobre o polo político, que envolve valores não quantificáveis e o bem comum. Verificada a relação entre as competências e qualidades do gestor escolar e essa melhoria, a certificação ocupacional passou a ser o selo de qualidade do profissional que ocupa o cargo, validando os esforços do governo estadual para a melhoria do ensino. Entretanto, a certificação não consegue abarcar a realidade do trabalho desses profissionais de forma a preparar plenamente os candidatos para a nomeação no cargo.

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