Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-CEFETMG
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Mattos, Vinicius Souza"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Controle e modulação de comportamento no uberismo: um olhar sobre o gerenciamento algorítmico através de análise de patentes da Uber
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-12-16) Mattos, Vinicius Souza; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; Guimarães, Ludmila Vasconcelos Machado; http://lattes.cnpq.br/4199368575128934; http://lattes.cnpq.br/9060115278663804; http://lattes.cnpq.br/5139046647574838; Gomes Júnior, Admardo Bonifácio; Guimarães, Ludmila Vasconcelos Machado; Cunha, Liliana Maria da Silva; Abílio, Ludmila Costhek; Oliveira, Renata Lúcia Magalhães de Oliveira
    A uberização ou plataformização do trabalho tem sido alvo de pesquisas no campo de Estudos Organizacionais nos últimos anos. Entretanto, nos parece haver uma carência de trabalhos que analisem o fenômeno a partir dos processos gerenciais implementados pelas empresas, investigando quais materialidades operacionalizam o modelo de gestão por algoritmos e as interações desses processos com os trabalhadores. A partir disso, a intenção dessa pesquisa consiste em evidenciar conexões entre gerenciamento algorítmico e intervenção no comportamento dos motoristas e como se operacionalizam tais intervenções nas decisões dos motoristas da Uber. Para alcançar esse objetivo inicialmente realizamos uma descrição da literatura sobre o tema, focando em produções que nos auxiliaram entender a evolução da gestão do trabalho, a disseminação dos algoritmos na contemporaneidade, e os conceitos de controle e modulação de comportamento. Em seguida detalhamos nossa proposta metodológica, descrevendo a análise de patentes como estratégia principal e o levantamento documental a ser realizado por meio do levantamento dos registros de patentes da empresa Uber no United States Patent and Trademark Office (USPTO) entre 2010 e 2020. Como resultados, foram encontrados 499 registros em outubro de 2020, das quais buscamos patentes que descrevessem a dinâmica de extração e análise de dados gerados pelos motoristas visando sua utilização na modulação de comportamento. Dos resultados encontrados, foram escolhidas 8 patentes para demonstrar a proposta de análise, que evidenciaram substancialmente as conexões entre gerenciamento algorítmico e modulação de comportamentos e decisões. Sendo uma pesquisa de inspiração ergológica, articulamos dois conceitos centrais que foram utilizados para interpretar as descrições das patentes na tentativa de melhor compreender a gestão algorítmica e suas interações com os trabalhadores. Buscando dar evidências às discussões e questões apresentadas sobre a temática.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

repositorio@cefetmg.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão