Navegando por Autor "Melo, Maria Fernanda Souza"
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Item Metáforas e conteúdos afetivos nas aulas de ciências no ensino técnico e profissional(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-06-27) Melo, Maria Fernanda Souza; Nagem, Ronaldo Luiz; Rabello, Anderson Arthur; http://lattes.cnpq.br/3467244964075496; http://lattes.cnpq.br/2692442559818450; http://lattes.cnpq.br/1454313367007914; Ronaldo Luiz Nagem; Anderson Arthur Rabello; Alexandre da Silva Ferry; Paula de Souza Birchal; Eduardo Fernandes BarbosaEste trabalho tem por objetivo estabelecer as possíveis relações entre as metáforas e os conteúdos afetivos identificados em aulas de Ciências. A pesquisa foi desenvolvida a partir da seguinte questão: que relações podem ser estabelecidas entre as metáforas e conteúdos afetivos identificados em aulas de Ciências? Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, dividida em três partes: levantamento bibliográfico das dissertações produzidas no Brasil sobre metáforas no Ensino de Ciências entre os anos de 2001 a 2015; pesquisa de campo com alunos de 15 a 18 anos de cinco turmas de cursos técnicos sobre as metáforas e os conteúdos afetivos presentes nas aulas; análise dos dados encontrados segundo a teoria da Análise de Conteúdos, de Bardin (2011). A base teórica teve contrubuição de diferentes autores, mas pricipalmente o conceito de metáfora de Gentner (2001) e o conceito de afetividade de Piaget (2001). Os resultados apontam que: 1- as metáforas possuem grande potencial pedagógico para o Ensino de Ciências, porém são utilizadas de forma espontânea, o que possibilita diversas interpretações por parte dos alunos e podem comprometer o entendimento dos conceitos científicos. 2- As respostas dos alunos apontam para o interesse pelo uso de metáforas, pricipalmente porque acreditam que estas facilitam a memorização dos conteúdos. Foram identificados como conteúdos afetivos o envolvimento e entusiasmo dos alunos com a atividade e a expressão da subjetividade por meio do discurso, das expressões e das posturas adotadas durante a participação na pesquisa. A partir das discussões sobre as metáforas e dos raciocínios que elas desencadearam quanto aos assuntos estudados, foi possível compreender como os alunos estão pensando e, assim fazer as correções de eventuais concepções equivocadas. Este trabalho abre perspectivas sobre o estudo dos conteúdos afetivos, das metáforas e de outros tipos de comparações usadas no ensino de Ciências.