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Navegando por Autor "Menezes, Magda Cristina de"

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    Localização espacial terrestre por meio da orientação astronômica utilizada por estudantes da educação profissional e tecnológica
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-03-30) Menezes, Magda Cristina de; Ramos, Ivo de Jesus; Tiago, Fabiana da Conceição Pereira; http://lattes.cnpq.br/3947100758631938; http://lattes.cnpq.br/3740726434108113; http://lattes.cnpq.br/6913338289531326; Ramos, Ivo de Jesus; Tiago, Fabiana da Conceição Pereira; Mello, Nádia Cristina da Silva; Ortega, Leila Saddi
    O presente trabalho apresenta um estudo no campo da Astronomia no ensino da Geografia. Nesse contexto, este trabalho se insere no mestrado em Educação Tecnológica do CEFET-MG, na Linha de Pesquisa IV - práticas educativas em ciência e tecnologia. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a utilização da orientação astronômica e da localização espacial por estudantes da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para se localizarem no espaço terrestre. Este estudo dialoga com a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, as contribuições de Lynch et al. (1960) sobre a imagem da cidade, as reflexões sobre a Geografia como prática, habilidades e saberes empíricos de Claval (2014). Sobre as noções e concepções da Astronomia utilizou-se as contribuições de Langhi (2016), bem como os conceitos da ciência geográfica de Katuta (2000) e Teixeira (1997), entre outros. A metodologia de pesquisa segue uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso (exploratório-descritivo). Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados questionários e a observação da pesquisadora durante as atividades práticas. Os dados coletados foram categorizados e analisados com base na análise de conteúdo de Bardin (2016). A proposta de pesquisa apresentada nesta dissertação iniciou-se a partir do seguinte problema: de que maneira o estudante pode se utilizar da orientação astronômica para se localizar no espaço terrestre? Para situar o problema procedeuse à busca de artigos que se aproximavam da temática sobre a aprendizagem das noções, conceitos e concepções do estudante para se localizar/orientar no espaço terrestre e se orientar pelos astros nos portais de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) no período de 2010 a 2018. Esta pesquisa foi realizada no segundo semestre do ano de 2019 em uma escola técnica federal de educação profissional e tecnológica localizada na cidade de Belo Horizonte – MG e contou com a participação de 17 estudantes do 1º ano dos cursos técnicos integrados de Mecânica e Mecatrônica. Os resultados desta investigação sinalizam que os estudantes tiveram interesse pelo tema e apresentaram algumas dificuldades na compreensão das noções e habilidades da localização e orientação astronômica. Constatou-se que as aulas dialógicas reflexivas e a atividade prática da astronomia observacional, a olho nu e por telescópio, foram válidas e positivas no sentido de contribuir para a compreensão e esclarecimento das dúvidas dos estudantes durante o processo de aprendizagem. Salienta-se que, mesmo diante dos recursos tecnológicos disponibilizados nos aplicativos geoespaciais de localização, torna-se fundamental conhecer o espaço vivido correlacionado aos sistemas de referência espacial.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

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