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    “Eu não sabia o que era uma fotorreportagem” : pedagogia de gêneros e a gramática do design visual para o desenvolvimento de competências da BNCC
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-07-11) Morais, Suzanne Silva Rodrigues de; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/2861055207852683; Silva, Renato Caixeta da; Fuzer, Cristiane; Silva, Elaine Kendall Santana; Parreiras, Vicente Aguimar; Ribeiro, Luiz Antônio
    A presente tese teve como foco principal analisar como a Pedagogia de Gêneros com base na Linguística Sistêmico-funcional e a Gramática do Design Visual (GDV) possibilitam o trabalho com o gênero fotorreportagem para o desenvolvimento da competência específica nº 10 de língua portuguesa do ensino fundamental da Base Nacional Comum Curricular, a qual aponta a necessidade de mobilizar práticas da cultura digital para expandir as formas de produzir significados. Para tanto, adaptamos o Ciclo de Aprendizagem proposto por Martin e Rose (2000) para englobar os pressupostos da GDV e elaboramos uma proposta pedagógica baseada nesta adaptação para a leitura e produção do gênero fotorreportagem. A proposta foi aplicada a alunos do 9º ano do ensino fundamental de três turmas, sendo duas turmas da rede pública e uma turma da rede privada de ensino em Divinópolis-MG, a fim de verificar as contribuições das teorias na mobilização de práticas da cultura digital para a compreensão e produção de diferentes significados próprios de textos multimodais. Para a elaboração da proposta de ensino, objetivamos aplicar atividades segundo o ciclo de aprendizagem, seguindo as etapas de negociação, desconstrução, construção coletiva e construção individual. Para a realização desta pesquisa, nos apoiamos nas teorias relacionadas ao ensino de língua materna na BNCC (BRASIL, 2018); nas ideias sobre letramentos, novos letramentos e multiletramentos (NEW LONDOW GROUP, 1996; RIBEIRO, 2016; ROJO & MOURA, 2019; LEU, COIRO, et al., 2017); na visão de linguagem baseada em gênero textual (LEFFA, 2016; MARTIN; ROSE, 2000; 2007; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006); na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF); nas ideias sobre multimodalidade (HALLIDAY; HASAN, 1996; 2004; KRESS, 2003; 2010; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; JEWITT, 2005) e nos desdobramentos da LSF por meio da Pedagogia de Gêneros (MARTIN & ROSE, 2006; 2007; 2012; ROSE, 2010; 2012) e na Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). A metodologia utilizada foi a pesquisa participante (BORTONI-RICARDO, 2008) e são analisados dados advindos do diário de pesquisa da professora pesquisadora, das conversas em grupos focais constituídos por alguns alunos envolvidos e das fotorreportagens iniciais, coletivas e finais produzidas pelos alunosparticipantes. Como resultados, destacamos que a proposta de ensino elaborada conforme o ciclo de aprendizagem adaptado contribuiu para o desenvolvimento da competência específica nº 10, na medida em que os alunos mobilizaram diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais nos processos de leitura e produção de textos autorais. As análises das produções dos alunos apontam para a eficácia da adaptação do ciclo de aprendizagem da Pedagogia de Gêneros para a leitura e produção de textos. Também a análise das conversas nos grupos focais e do diário de pesquisa reforçam a necessidade de pensar propostas de ensino que visem ao tratamento da imagem como parte integrante do texto, essencial para a produção de significado. As conclusões deste estudo indicam que as teorias elencadas são eficazes nos processos de leitura e produção de textos, desenvolvendo, assim, competências da BNCC.
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    “Eu não sabia o que era uma fotorreportagem”: pedagogia de gêneros e a gramática do design visual para o desenvolvimento de competências da BNCC
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-07-11) Morais, Suzanne Silva Rodrigues de; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/2861055207852683; Fuzer, Cristiane; Silva, Elaine Kendall Santana; Parreiras, Vicente Aguimar; Ribeiro, Luiz Antônio
    A presente tese teve como foco principal analisar como a Pedagogia de Gêneros com base na Linguística Sistêmico-funcional e a Gramática do Design Visual (GDV) possibilitam o trabalho com o gênero fotorreportagem para o desenvolvimento da competência específica nº 10 de língua portuguesa do ensino fundamental da Base Nacional Comum Curricular, a qual aponta a necessidade de mobilizar práticas da cultura digital para expandir as formas de produzir significados. Para tanto, adaptamos o Ciclo de Aprendizagem proposto por Martin e Rose (2000) para englobar os pressupostos da GDV e elaboramos uma proposta pedagógica baseada nesta adaptação para a leitura e produção do gênero fotorreportagem. A proposta foi aplicada a alunos do 9º ano do ensino fundamental de três turmas, sendo duas turmas da rede pública e uma turma da rede privada de ensino em Divinópolis-MG, a fim de verificar as contribuições das teorias na mobilização de práticas da cultura digital para a compreensão e produção de diferentes significados próprios de textos multimodais. Para a elaboração da proposta de ensino, objetivamos aplicar atividades segundo o ciclo de aprendizagem, seguindo as etapas de negociação, desconstrução, construção coletiva e construção individual. Para a realização desta pesquisa, nos apoiamos nas teorias relacionadas ao ensino de língua materna na BNCC (BRASIL, 2018); nas ideias sobre letramentos, novos letramentos e multiletramentos (NEW LONDOW GROUP, 1996; RIBEIRO, 2016; ROJO & MOURA, 2019; LEU, COIRO, et al., 2017); na visão de linguagem baseada em gênero textual (LEFFA, 2016; MARTIN; ROSE, 2000; 2007; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006); na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF); nas ideias sobre multimodalidade (HALLIDAY; HASAN, 1996; 2004; KRESS, 2003; 2010; KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; JEWITT, 2005) e nos desdobramentos da LSF por meio da Pedagogia de Gêneros (MARTIN & ROSE, 2006; 2007; 2012; ROSE, 2010; 2012) e na Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006). A metodologia utilizada foi a pesquisa participante (BORTONI-RICARDO, 2008) e são analisados dados advindos do diário de pesquisa da professora pesquisadora, das conversas em grupos focais constituídos por alguns alunos envolvidos e das fotorreportagens iniciais, coletivas e finais produzidas pelos alunos participantes. Como resultados, destacamos que a proposta de ensino elaborada conforme o ciclo de aprendizagem adaptado contribuiu para o desenvolvimento da competência específica nº 10, na medida em que os alunos mobilizaram diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais nos processos de leitura e produção de textos autorais. As análises das produções dos alunos apontam para a eficácia da adaptação do ciclo de aprendizagem da Pedagogia de Gêneros para a leitura e produção de textos. Também a análise das conversas nos grupos focais e do diário de pesquisa reforçam a necessidade de pensar propostas de ensino que visem ao tratamento da imagem como parte integrante do texto, essencial para a produção de significado. As conclusões deste estudo indicam que as teorias elencadas são eficazes nos processos de leitura e produção de textos, desenvolvendo, assim, competências da BNCC.
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    Tecnologias (digitais) da informação e comunicação (TIC/TDIC) e o ensino de língua portuguesa na rede municipal de Divinópolis - MG
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-04-05) Morais, Suzanne Silva Rodrigues de; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/2861055207852683; Parreiras, Vicente Aguimar; Corrêa, Hércules Tolêdo; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira
    O uso integrativo das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – (TDIC) no ensino de Língua Portuguesa (LP) é assunto recorrente em pesquisas na área da educação. Apesar dessas pesquisas, muitos questionamentos ainda permeiam o dia a diados professores sobre como possibilitar a introdução de recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas de forma significativa. Com base nos estudos de Coscarelli (2005), Ribeiro (2010, 2016), Cope e Kalantzis (2012), Rojo e Moura (2012), Rojo (2009), Soares (2002), Kleiman (2007) e Malfacini (2015), este trabalho representa mais uma colaboração para que as perguntas a respeito do tema sejam respondidas. Sendo assim, esta dissertação é o relato de um estudo sobre a inserção das TDIC no ensino de língua materna nos anos finais do Ensino Fundamental no município de Divinópolis - MG, com vistas a analisar as metodologias utilizadas pelos professores de LP que utilizam as TDIC na construção e realização de propostas pedagógicas significativas para o processo de multiletramentos. A hipótese que orientou tal estudo é de que, apesar de haver investimento por parte da Secretaria Municipal de Educação na criação de laboratórios de informática, a utilização deste espaço não se dá de forma concreta e que os professores ainda apresentam dificuldades para o uso das TDIC de forma adequada. Quanto à metodologia, utilizou-se para a coleta a aplicação de dois diferentes questionários e a realização de um grupo focal (GF). Com os questionários objetivou-se primeiramente obter um panorama geral sobre as escolas do município e selecionar professores para participação do GF. Logo após, analisaram-se os discursos de três professores que lecionam na rede municipal de ensino e que integram as TDIC em suas práticas pedagógicas. De caráter interpretativo, para a apuração e interpretação dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), na tentativa de compreender, nas entrelinhas, qual a concepção de multiletramentos que orienta os professores de língua portuguesa na construção de sua prática pedagógica. Com base nas análises realizadas, percebeu-se que os discursos dos professores, na maioria das vezes, refletem os projetos de letramento e a pedagogia dos multiletramentos defendidos por Kleiman (2007) e NLG (1996), respectivamente, entretanto, percebeu-se que os professores não têm consciência de que suas práticas pedagógicas refletem o conceito de multiletramentos. Categorias semânticas foram propostas e verificaram-se as escolhas lexicais recorrentes para se chegar às considerações sobre o uso integrativo das TDIC no ensino de língua materna com vistas a possibilitar os multiletramentos.

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