Navegando por Autor "Morato, Luciana Gomes"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item A poesia como facilitadora no ensino e aprendizagem na educação infantil: um relato de experiência(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-22) Morato, Luciana Gomes; Vecchio, Pollyanna de Mattos Moura; http://lattes.cnpq.br/6126068549062032; http://lattes.cnpq.br/3367175834526446; Vecchio, Pollyanna de Mattos Moura; Canchumani, Cleide Maria de Oliveira Lovon; Gonçalves, Marina LeiteEste estudo traz um relato de experiência sobre o uso da poesia como ferramenta pedagógica na Educação Infantil, destacando seu papel na formação de leitores. A poesia, quando explorada de forma lúdica e significativa, estimula a imaginação, a reflexão e a expressão oral e escrita das crianças, tornando-se um recurso valioso no processo de alfabetização. O objetivo principal da pesquisa foi analisar metodologias eficazes para a aplicação da poesia nas séries iniciais e seus impactos na formação de leitores e fazer um relato de experiência da pesquisadora durante sua prática docente com crianças do segundo período da Educação Infantil em uma escola pública municipal da cidade de Curvelo-MG. Para isso, utilizou-se primeiro a revisão bibliográfica, analisando artigos acadêmicos que abordam práticas pedagógicas relacionadas à poesia na escola. Por fim, o relato de experiência demonstrou que a poesia pode ser muito eficaz no ensino aprendizagem na Educação Infantil e a revisão bibliográfica reforçou o que foi visto na prática.