Navegando por Autor "Moreira, Bruno Martins"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Estratégias de ensino: vozes discentes e docentes no curso de Engenharia Mecatrônica do CEFET-MG - Campus Divinópolis(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2018-08-24) Moreira, Bruno Martins; Tonini, Adriana Maria; http://lattes.cnpq.br/7318970207481115; http://lattes.cnpq.br/2193730006806162; Adriana Maria Tonini; José Geraldo Pedrosa; João Bosco Laudares; Washington Luiz Vieira da SilvaEste trabalho trata de investigar as estratégias de ensino adotadas em um curso de engenharia mecatrônica, diante da relevância da formação do engenheiro no século XXI; uma formação que deve ultrapassar as fronteiras dos saberes técnicos, integrando o futuro profissional a uma perspectiva mais crítica e social. A base teórica está relacionada aos debates sobre educação em Engenharia e sobre as estratégias metodológicas de ensino ativas. Para facilitar a interpretação dos dados dessa pesquisa, foi utilizada uma abordagem mista, quantitativa e qualitativa. Tendo como norte as diretrizes nacionais para o curso de engenharia e as competências estabelecidas por elas, a pesquisa aponta para um desenvolvimento destas competências através das estratégias de ensino utilizadas pelos docentes da instituição estudada. Verificou-se que tanto os docentes quanto os discentes percebem esse desenvolvimento, que ocorre não de maneira estruturada, mas sim através de um misto de estratégias adotadas pelos professores do curso. Identificou-se, portanto, as estratégias metodológicas utilizadas, e como estas produziram resultados condizentes com as competências e habilidades presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Engenharia.