Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-CEFETMG
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Mota, Leonardo Ribeiro"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    A literatura infantil digital e o seu potencial para a formação de leitores literários
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-06-30) Mota, Leonardo Ribeiro; Pinheiro, Marta Passos; http://lattes.cnpq.br/0627132895544473; http://lattes.cnpq.br/0161837182395163; Silva, Renato Caixeta da; Parreiras, Vicente Aguimar; Ribeiro, Guilherme Trielli
    Este trabalho busca investigar características da literatura infantil digital e seu potencial para a formação de leitores críticos. Esse novo tipo de produção literária, propiciado pela introdução das tecnologias móveis de informação e comunicação, tem levantado importantes questões sobre sua definição, suas características multimodais e sua autoria. Sendo uma forma literária que não apresenta o papel como seu suporte, mas aparelhos móveis, geralmente utilizados para outros fins que não o literário – o que gera uma quebra de paradigma –, acredita-se que seja importante analisar se há, nesse novo modo de produção de literatura infantil, preocupação com o caráter estético da obra em detrimento do caráter utilitário. O corpus de análise é composto por obras vencedoras em primeiro lugar na categoria infantil digital do prêmio Jabuti nos anos de 2015, 2016 e 2017. No que se refere à metodologia, buscar-se-ão procedimentos de análise para os aspectos multimodais e intermidiáticos das obras, para sua composição narrativa, para a relação entre ilustração, animação, gameficação, design e suporte. Buscou-se investigar se essa recente forma de representação artístico/literária em obras que fogem dos padrões de recepção e mediação tradicionais da literatura infantil, caracterizados pela dependência com a escola, pode contribuir para a formação de leitores literários críticos. Como resultado da pesquisa espera-se demonstrar a capacidade dos textos da literatura infantil digital em promover o desenvolvimento de múltiplas habilidades de leitura, como seus diferentes modos podem ser elementos capazes de motivar a criança leitora a buscar textos literários, sejam eles digitais ou não, contribuindo assim para sua formação como leitor de literatura.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

repositorio@cefetmg.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão