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Navegando por Autor "Murta, Yuri Tiradentes"

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    Ontologia dos artefatos técnicos: influências e repercussões da filosofia da ideia cosmonômica de Herman Dooyeweerd na Escola Holandesa de Filosofia da Tecnologia
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-07-23) Murta, Yuri Tiradentes; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; http://lattes.cnpq.br/9380550376875857; http://lattes.cnpq.br/5828321734767704; Abrahão, Luiz Henrique de Lacerda; Silva, Sabina Maura; Szczepanik, Gilmar Evandro
    Esta dissertação investiga como a Filosofia da Ideia Cosmonômica de Herman Dooyeweerd (1894-1977) influenciou, e quais foram suas repercussões na Escola Holandesa de Filosofia da Tecnologia, quanto ao tema ontologia dos artefatos técnicos. Seu objetivo geral consiste em apresentar em linhas gerais a filosofia de Dooyeweerd e duas vertentes da Escola Holandesa (EH), denominadas de abordagem multiaspectual da EH e abordagem dual da EH, e compará- las entre si. Este trabalho adota como metodologia uma pesquisa bibliográfica de natureza básica, qualitativa, descritiva e exploratória. A dissertação justifica-se, não só, como inserida em um movimento teórico-acadêmico que busca unificação e consistência para o campo da Filosofia da Tecnologia, como também, como um conjunto de reflexões fundamentais para compreensão do fenômeno tecnologia e para autocompreensão por parte de cada ser humano de seu lugar e papel na sociedade da era tecnológica. Neste sentido, esta dissertação pressupõe e vincula Filosofia da Tecnologia e Educação Tecnológica, como preconizado por Grinspun (2001). Os resultados da pesquisa mostraram que tanto a concepção de Dooyeweerd quanto a das abordagens multiaspectual e dual da EH sobre a natureza dos artefatos técnicos estão incompletas e/ou apresentam contradições teóricas. Além disso, identificou-se poucos pontos de contato entre a abordagem multiaspectual e a abordagem dual da EH sobre o assunto. Por outro lado, em um sentido amplo e impreciso de Filosofia da Tecnologia, ambas abordagens convergem em torno de temas como o design, a normatividade e a engenharia de sistemas. Os resultados da pesquisa sobre a fidelidade entre o pensamento de Dooyeweerd e a abordagem multiaspectual da EH não permitem nem confirmar nem negar essa correspondência. Já a divergência de pressupostos entre o pensamento de Dooyeweerd e a abordagem dual da EH foi evidente.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

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