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Navegando por Autor "Nascimento, Caroline Cavalcante do"

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    Corpoesia em cena: poesia e dança no espetáculo Cão Sem Plumas
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-10-10) Nascimento, Caroline Cavalcante do; Coelho, Olga Valeska Soares; http://lattes.cnpq.br/3467095903868125; http://lattes.cnpq.br/7348143245603745; Oliveira, Luiz Henrique Silva de; Lopes, Luiz Carlos Gonçalves; Diniz, Izabel Cristina Silva; Rosa, Marcelo Victor da
    Esta tese é uma proposta de estudo do espetáculo de dança contemporânea Cão Sem Plumas (2017), da Cia. de Dança Debórah Colker (RJ). A escolha se deu pelo fato desse espetáculo ter sido concebido a partir do poema intitulado O Cão sem Plumas (1950), de João Cabral de Melo Neto. O objetivo do presente estudo é investigar quais são as particularidades do corpo que dança a partir de uma obra literária, mais especificamente, a partir da poesia. A pesquisa é permeada pelo conceito, nomeado pela pesquisadora de corpoesia, o qual será tomado como uma via de acesso à análise dos processos artísticos envolvidos na elaboração dessa criação em dança, que teve como base um poema. Examinam-se, também, as relações intraculturais envolvidas nessa construção criativa. Justifica-se a pesquisa por sua relevância teórica uma vez que se insere dentro do campo de pesquisas vinculados aos estudos que versam sobre o texto literário e a dança no Brasil. Sustenta-se a hipótese de que o corpo que dança partindo de um poema (dadas as possibilidades metafóricas e de significação que o poema oferece) é um corpo que abre caminhos para ser pensado a partir de um recorte teórico mais específico, um conceito que considere as nuances singulares envolvidas nesse processo de maneira mais particular do que a ideia de ressignificação ou transposição de movimentos para o palco. É a partir desse pressuposto que propõe-se o conceito de corpoesia, pois interessa saber como o corpo que dança tomando como referência um poema, torna-se corpoesia. Compreendendo esse processo, intenciona-se responder: o que caracterizaria o corpoesia?
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    Textos a dois: corpos políticos em dança de salão contemporânea cênica
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-12-19) Borges, Leonardo Jardim; Coelho, Olga Valeska Soares; http://lattes.cnpq.br/9266732846354654; http://lattes.cnpq.br/3862109050771106; Rosa, Marcelo Victor da; Nascimento, Caroline Cavalcante do; Lopes, Luiz Carlos Gonçalves
    Esta pesquisa-bailarina constrói um diálogo para pensar dança de salão contemporânea na cena e se delineia a partir dos espetáculos Por um fio, 1717, E vê que ele mesmo era... e Me brega, baile!, continuamente em processos rizomáticos de um olhar plural e cartográfico para a cena de dança de salão. Primeiro, penso o que é a dança de salão tradicional, quais suas tradições, seus costumes. Trago vozes e as escuto com minhas palavras, para assim chegar a algum lugar, ou múltiplos: um caminho com destino traçado ao contemporâneo na cena, mas sem a chegada prevista. A pesquisa segue a cartografia como percurso para um método de acompanhar processos, traçar linhas, mapear territórios e permitir rotas de escape. Tudo isso implicado na invenção não somente dos espetáculos de dança citados, mas também no enleio da minha própria pesquisa. O objetivo é olhar para os corpos políticos nos espetáculos de dança de salão contemporânea cênica. Por meio da análise imagética e(m) movimento, investigo a construção de textos a dois na transposição dessas narrativas. Os territórios e as rotas vislumbrados por mim são relativos à minha experiência cartográfica; por isso, como objetivos específicos, mapeio quais tradições compõem a dança de salão e se estabelecem como lugar político do corpo nas relações de poder; traço o percurso contemporâneo da cena de dança de salão, das imagens e(m) movimento para a linguagem coreográfica; acompanho os movimentos dramatúrgicos de corpos políticos na produção de textos a dois e, por fim, desenho um horizonte de pensamento (em devir) em dança de salão contemporânea cênica. O problema central desta pesquisa é desvendar de que forma corpos políticos produzem textos a dois para a linguagem coreográfica nos espetáculos de dança de salão contemporânea cênica; de que modo as imagens dos espetáculos analisados revelam uma dramaturgia descontínua dos padrões do baile e de que maneira a dança de salão contemporânea é inquietude e transgressão para traçar movimentações corpo-textualizadas em cena.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

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