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Navegando por Autor "Oliveira, Maria Fernanda Lacerda de"

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    Experiências de aprendizagem e motivação na formação inicial do professor de espanhol: os caminhos entre o aprender e o ensinar
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-12-10) Oliveira, Maria Fernanda Lacerda de; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/2002513538531578; Azeredo, Luciana Aparecida Silva de; Souza, Sheilla Andrade de
    As discussões em torno da educação em relação ao processo de aprendizagem de línguas têm sido constantes. E não é diferente quando se trata da aprendizagem de espanhol em cursos de licenciatura em Letras/Espanhol. São diversos os questionamentos de futuros professores sobre como proceder em sala de aula para que seus alunos queiram aprender e realmente aprendam. Além disso, entendendo a formação inicial como um processo reflexivo, permeado por diversas experiências vivenciadas ao longo do curso, faz-se necessário esclarecer quais são as experiências de aprendizagem na licenciatura que influenciam a motivação para aprender espanhol e para ser professor do estudante de Letras/Espanhol. A partir disso, esta investigação de mestrado teve como objetivo entender como as experiências de aprendizagem influenciam a motivação dos licenciandos em Letras/Espanhol de uma universidade pública, fundamentado teoricamente, principalmente nos estudos de Dörnyei (2018, 2014, 2008, 2001), Dörnyei e Kubanyiova (2014), Kubanyiova (2009), Williams e Burden (1999) sobre motivação e ensino de línguas; nos trabalhos de Almeida Filho (2015, 2014, 2004, 2000) sobre formação de professores; e nas pesquisas de Miccolli (2014, 2007) a respeito das experiências de aprendizagem. Sendo assim, esta pesquisa qualitativa, naturalista e fenomenológica, caracteriza-se como um estudo de caso de cunho etnográfico. A pesquisa foi conduzida com licenciandos em Letras/Espanhol de uma universidade do estado de Minas Gerais, que contribuíram para a composição do corpus de pesquisa, em duas etapas de coleta dos dados: Primeira etapa - Questionário objetivo sobre o perfil do participante; Segunda etapa – Texto norteador para conduzir o licenciando a refletir sobre sua história e experiências de vida por meio de uma narrativa escrita. A organização, o tratamento e a análise das informações coletadas foram realizados por meio das técnicas da Análise de Conteúdo, principalmente com base nas técnicas propostas por Laurence Bardin (2016). Posterior a essas etapas foi realizada a inferência e análise de maneira comparativa dos dados coletados dos participantes das turmas a fim de se comparar a influência das experiências de aprendizagem e formação inicial entre os grupos selecionados para coleta a partir dos significados atribuídos pelos participantes representados em suas respostas. Os dados analisados permitiram concluir que as perspectivas profissionais podem ser influenciadas por fatores internos ao estudante e à língua, bem como por fatores externos como o contexto social, cultural, político, econômico, familiar e todo o entorno de aprendizagem, a interação entre professores e colegas, e os objetivos iniciais ao ingressar no curso. Por outro lado, os fatores motivacionais podem ser influenciados também por essas concepções a respeito da carreira profissional e toda a projeção de experiências futuras que demonstrem em suas intenções, vontades, necessidades e desejos. As conclusões expostas denotam que as experiências de aprendizagem da língua e o processo de formação de professores de espanhol envolvem a mescla de desejos, pensamentos, emoções que repercutem de diferentes formas na motivação desses estudantes.
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    Letramento digital de professores de línguas estrangeiras à luz do paradigma da complexidade e da linguística sistêmico-funcional
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2024-11-01) Oliveira, Maria Fernanda Lacerda de; Silva, Renato Caixeta da; http://lattes.cnpq.br/5061546427251909; http://lattes.cnpq.br/2002513538531578; Parreiras, Vicente Aguimar; Mendes, Wellington Vieira; Souza, Gasperim Ramalho de; Cabral, Sara Regina Scotta
    As céleres transformações na sociedade contemporânea têm exigido novas aprendizagens para lidar com as tecnologias que emergem e estão cada vez mais inseridas nas interações humanas, inclusive na educação, em geral, e no ensino de línguas estrangeiras em específico. Essas exigências têm surgido em diferentes momentos tais como os experienciados durante o contexto da pandemia da Covid-19 e o ensino remoto emergencial decorrente dela. No cenário pandêmico e remoto, as carências de infraestrutura e habilidades digitais foram desveladas e as necessidades formativas para o letramento digital (LD) passaram a se tornar urgentes. Diante dessa problematização, desenvolveu-se esta pesquisa com o tema letramento digital de professores de línguas estrangeiras e contexto de pandemia à luz do paradigma da complexidade, cujo objeto de pesquisa é o letramento digital de professores de línguas estrangeiras em momentos não lineares de caos e estabilidade, e na relação com o período emergencial de ensino advindo da pandemia da Covid-19. Esse objeto de estudo foi o ponto de partida para o delineamento teórico-metodológico, haja vista que se trata de uma pesquisa interdisciplinar, indisciplinar (Moita Lopes, 2006), com aproximações à perspectiva transdisciplinar (Leffa, 2006; Nicolescu, 1999, 2000). Diante disso, tem-se como objetivo geral analisar, à luz do paradigma da complexidade, as experiências de desenvolvimento do letramento digital de professores de línguas estrangeiras na relação com a não linearidade de momentos estáveis e caóticos e na relação com a pandemia da Covid-19. Nesse sentido, nesta investigação de doutorado, conjugam-se estudos de diversas áreas do conhecimento tais como Educação, Ciências Sociais, Linguística, Linguística Aplicada, Ciências Naturais e Exatas. Com isso, a pesquisa fundamentou-se teoricamente nos estudos sobre letramento digital (Buzato, 2006; Coscarelli; Ribeiro, 2017; Dudeney, Hockly e Pegrum, 2016; Ribeiro, 2009, 2020b, 2024), formação de professores de línguas estrangeiras na perspectiva da Linguística Aplicada e da Educação (Almeida Filho, 2004; Leffa, 2006; Nóvoa, 1999, 2009; Schön, 1997), nos pressupostos e características dos Sistemas Adaptativos Complexos (SAC) (Borges; Magno e Silva, 2016; Larsen-Freeman, 1997; Larsen-Freeman; Cameron, 2008ab; Leffa, 2006; Martins; Braga, 2007; Paiva, 2011) que têm como base o paradigma ou ciência da complexidade (Morin, 2015), sobre o contexto da pandemia da Covid-19 e a respeito da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (Halliday; Mathiessen, 2004, 2014), teoria utilizada para análise discursiva dos dizeres dos professores e que se relaciona com o paradigma da complexidade e os SAC. Metodologicamente, a tese é fruto de uma investigação com abordagem qualitativa e interpretativista, realizada com professores(as) de línguas estrangeiras das redes pública e/ou privada de ensino de diferentes estados brasileiros que tenham atuado na Educação Básica e/ou no ensino superior pelo menos dois anos anteriores (2018-2019), dois anos durante a pandemia da Covid-19 (2020-2021) e continuam atuando mesmo depois do período pandêmico de ensino remoto (pelos menos até 2022). Os docentes que consentiram sua participação: (a) responderam um questionário para se conhecer o perfil de participante em consonância com o tema de pesquisa; e (b) escreveram uma tecnobiografia – história de vida com as tecnologias – baseado em sete tópicos norteadores. A análise dos dados foi baseada nos significados construídos nos discursos docentes a partir das respostas fornecidas e da interação e dos diálogos entre as teorias e as narrativas. Esses significados foram analisados conforme a Metafunção Ideacional, do Sistema de Transitividade da Gramática Sistêmico-Funcional que compõe a LSF. A análise sistêmica e complexa dos dados pelo Sistema de Transitividade em diálogo com os princípios do paradigma complexo e as características dos Sistemas Adaptativos Complexos mostrou-se profícua para compreender de forma holística e não fragmentada a representação das experiências de aprendizagem do uso das tecnologias digitais (TDs) e de desenvolvimento do LD. Evidenciou, ainda, como as escolhas linguísticas ao narrar expressam nossas ações, relações, percepções, cognições, pensamentos, desejos e comportamentos com relação às TDs e na relação com momentos não lineares de caos e estabilidade, tornando mais evidente as características que nos fazem seres e profissionais complexos, dinâmicos, caóticos, adaptativos, abertos, auto-organizáveis e sensíveis às condições iniciais e interações com os sistemas educacional e social com os quais interagimos. Isso permitiu considerar o letramento digital como um SAC bem como o professor de línguas estrangeiras (SAC PrLE) em busca e interação contínuas com o SAC LD. Nesse sentido, o desenvolvimento do LD e a formação de professores não são lineares, passam por diversos espaços ou fases em suas trajetórias de vidas pessoal e profissional. Ou seja, essa formação implica diferentes processos, e desenvolver o LD e ser letrado digital faz parte deles. Por fim, a apropriação pedagógica das TDs precisa emergir do desenvolvimento crítico, reflexivo e autônomo do LD para que o professor de línguas possa ser também um agente de letramento digital em suas práticas pedagógicas e em diferentes e adversos contextos de atuação demandantes, sejam eles caóticos ou não.

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