Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-CEFETMG
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Oliveira, Michel Montandon de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Redesenhar dispositivos, criar sentidos: cinema de grupo e práticas de cuidado junto a professoras(es) da educação básica sob a perspectiva dos multiletramentos
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2023-11-14) Oliveira, Michel Montandon de; Ribeiro, Ana Elisa Ferreira; http://lattes.cnpq.br/7474445800716834; http://lattes.cnpq.br/2051644230081507; Mendonça, Márcia Rodrigues de Souza; Resende, Douglas Mosar Morais; Alves, Mírian Sousa; Moreira, Wagner José
    O laboratório Kumã é um projeto de pesquisa, ensino e extensão ligado ao departamento de licenciatura em Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense. Durante os períodos mais severos da pandemia de covid-19, o laboratório Kumã desenvolveu, de modo on-line, junto a professoras(res) da educação básica e discentes de licenciaturas, o Cinema de Grupo e Práticas de Cuidado, processo de criação e experimentação de linguagens pautado por aspectos éticos, estéticos e políticos do cinema (CID et al., 2022; MIGLIORIN et al. 2016; MIGLIORIN, 2014, 2015). O objetivo desta tese de doutorado é pesquisar as experimentações do Cinema de Grupo e Práticas de Cuidado junto a professoras(res) da educação básica e discentes de licenciatura, procurando identificar e descrever os processos de design, designing e redesigned de dispositivos de criação sob a perspectiva dos multiletramentos. A discussão teórica propõe modos de interseção entre os conceitos de multiletramentos e dispositivos (FAIRCLOUGH, 1995, 2001). Os multiletramentos dizem respeito às propostas de transformações e readequações nos modos de ensino e aprendizagem das línguas, linguagens e suas tecnologias diante das mudanças tecnológicas, sociais e culturais da contemporaneidade, levando-se em conta questões como diversidade cultural e linguística (COPE; KALANTZIS, 2000; BUZATO, 2009; MILLS, 2010; ROJO, 2012, 2020; PINHEIRO, 2016; BNCC, 2018, 2019; RIBEIRO, 2020; KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020). Já o conceito de dispositivo diz respeito à ordem dos discursos, em suas dimensões enunciativas, materiais e subjetivas (FOUCAULT, 2012; AGAMBEN, 2005; DELEUZE, 1996). A metodologia elege a pesquisa exploratória (GIL, 2020), tendo a geração de dados realizada ao longo do ano de 2022 por meio de grupos focais (LAGUARDIA et al., 2007; RESSEL et al., 2008; BACKES et al., 2011) e observação direta participante (YIN, 2001; DÖRNYEI, 2007; MÓNICO et al., 2017). As discussões descrevem e analisam os processos de design, designing e redesigned nos dispositivos minuto Lumière, fotografia narrada, filme haikai e filme-carta; os modos como esses processos estimulam a modulação de diferentes semioses – orais, escritas, audiovisuais, gestuais e espaciais – e como se dá a mediação das diversidades culturais e linguísticas nos grupos observados. As conclusões apontam que a criação de sentidos propiciadas pela experimentação com diferentes semioses, de modo coletivo, colaborativo e desidentificado, fomentou, nas professoras e professores da educação básica e discentes de licenciatura que participaram do Cinema de Grupo e Práticas de Cuidado, processos relevantes de ressignificação da prática docente.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

repositorio@cefetmg.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão