Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-CEFETMG
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Papa, Larissa Camila"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Um algoritmo híbrido baseado em colônia de formigas e programação linear aplicado ao problema de roteamento de veículos capacitados
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-08-10) Papa, Larissa Camila; Martins, Flávio Vinicius Cruzeiro; Cardoso, Rodrigo Tomás Nogueira; http://lattes.cnpq.br/5174842920583671; http://lattes.cnpq.br/3199420233273400; http://lattes.cnpq.br/8327916913062595; Martins, Flávio Vinicius Cruzeiro; Cardoso, Rodrigo Tomás Nogueira; Alexandre, Rafael Frederico; Santos, Vinicius Fernandes dos; Sarubbi, João Fernandes Machry
    Neste trabalho é abordado o Problema de Roteamento de Veículos Capacitados. Ele compreende a obtenção de um conjunto de rotas, que devem ser percorridas por uma frota de veículos homogêneos e de igual capacidade, atendendo assim as demandas de um conjunto de clientes. Seu objetivo é a minimização do custo total das rotas, sabendo-se que elas devem iniciar e terminar no depósito central, além de cada cliente somente pode ser atendido uma única vez por um único veículo. Este problema possui natureza NP-difícil, sendo comumente resolvido por meio de heurísticas. Outra técnica utilizada é a programação linear inteira, cuja particularidade corresponde a confiança na solução obtida, uma vez que por meio da solução final retornada pode-se provar que é o ótimo global. Como desvantagem, os problemas de natureza combinatória são, na maioria dos casos, computacionalmente custosos, tornando improvável encontrar uma solução ótima em tempo computacional aceitável. A proposta deste trabalho é desenvolver um algoritmo híbrido que combine a natureza ágil das heurísticas com a precisão dos métodos de solução por Programação Linear. A heurística utilizada foi a Otimização por Colônia de Formigas (ACO), a qual irá trabalhar de forma híbrida com o CPLEX, software distribuído pela IBM. Estuda-se a melhor forma de interação entre estes dois métodos, analisando os seus possíveis modos de comunicação. Estes compreendem duas diferentes formas de hibridização, uma caracterizada pela ausência do processo de realimentação, e a outra fazendo uso deste recurso. Os resultados obtidos pelas hibridizações foram comparados com os produzidos pelos métodos executados individualmente, bem como com as soluções presentes na literatura.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

repositorio@cefetmg.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão