Logo do repositório
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no Repositório
  • Sobre o RI-CEFETMG
  • English
  • Català
  • Čeština
  • Deutsch
  • Español
  • Français
  • Gàidhlig
  • Italiano
  • Latviešu
  • Magyar
  • Nederlands
  • Polski
  • Português
  • Português do Brasil
  • Srpski (lat)
  • Suomi
  • Svenska
  • Türkçe
  • Tiếng Việt
  • Қазақ
  • বাংলা
  • हिंदी
  • Ελληνικά
  • Српски
  • Yкраї́нська
  • Entrar
    Novo usuário? Clique aqui para cadastrar. Esqueceu sua senha?
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Ramos, Renata de Oliveira"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O corpo que fala: a conversa no documentário de Eduardo Coutinho
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2021-07-05) Ramos, Renata de Oliveira; Alves, Mírian Sousa; http://lattes.cnpq.br/2020045926856445; http://lattes.cnpq.br/1366072544944157; Santiago Sobrinho, João Batista; Alvarenga, Clarisse Maria Castro de; Lopes, Luiz Carlos Gonçalves
    Essa pesquisa volta-se à análise das conversas mediadas pela fotografia, por imagens em movimento e pela canção no documentário de Eduardo Coutinho, ressaltando os diferentes engajamentos de corpo do personagem em relação com essas outras materialidades na cena. Apresentamos a constituição do que se denomina cinema de conversa na obra de Coutinho e recorremos à concepção de conversa como traçado de um devir, de Gilles Deleuze e Claire Parnet no texto Uma Conversa, o Que é, Para Que Serve, apontando algumas convergências entre as concepções de conversa do diretor e do filósofo e delineamos algumas linhas que compõem o estilo do diretor: a tendência ao minimalismo no que se refere à eliminação de elementos da linguagem cinematográfica considerados desnecessários, concentrando as forças do filme em torno do encontro e da conversa; afirmação do charme do personagem fabulador e do uso menor que faz da língua; a alegria do encontro por parte do diretor e das personagens; e o cuidado que se estabelece tanto na filmagem quanto na montagem, elementos que fogem da estrutura básica de pergunta-e-resposta da entrevista clássica do documentário tradicional. Quando à conversa em cena somam-se as matérias do filme, da fotografia ou o corpo que canta, vemos que o binarismo entrevistador/entrevistado torna-se difuso, borrando, em alguns momentos, a ideia de autoria, assim como outros binarismos que presidem a distribuição de papeis que estruturam e se reafirmam na forma clássica da entrevista. Demos destaque a cenas de conversas nos seguintes documentários do diretor: Cabra Marcado Para Morrer (1984), Boca do Lixo (1993), Peões (2004) e As Canções (2011); sem deixarmos, entretanto, de citar momentos de Babilônia 2000 (2000), Edifício Master (2002) e O Fim e o Princípio (2005).

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

repositorio@cefetmg.br

DSpace software copyright © 2002-2025 LYRASIS

  • Configurações de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso
  • Enviar uma Sugestão