Navegando por Autor "Rio Verde, Dilma Maria Campelo"
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Item Genêros textuais e infografia: a busca por novas perspectivas de ensino e aprendizagem de competências e habilidades para a leitura de texots verbo-visuais(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2017-06-07) Rio Verde, Dilma Maria Campelo; Villela, Ana Maria Nápoles; http://lattes.cnpq.br/5289190156958505; http://lattes.cnpq.br/8101709834395729; Villela, Ana Maria Nápoles; Elias, Vanda Maria da Silva; Silva, Renato Caixeta da; Arão, Lilian AparecidaA busca por novas perspectivas de ensino- aprendizagem de competências e habilidades para a leitura de textos com variados sistemas semióticos produzidos ou ressignificados, a partir das novas tecnologias, motivou-nos um estudo no campo da infografia. O infográfico é um gênero do jornalismo cada vez mais presente em nossas práticas de leitura tanto na mídia impressa quanto digital, mas é pouco explorado no âmbito escolar. Assim, investigamos o procedimento de leitura adotado por alunos do 3º ano do ensino médio em três infográficos, visando verificar, no processamento da leitura (materializada em texto dissertativo-argumentativo), como o sujeito leitor-produtor seleciona,organiza, relaciona e interpreta informações, fatos, imagens e opiniões, integrando imagem e texto para a compreensão do sentido global do infográfico. O corpus constitui-se de três infográficos com diferentes categorias, segundo a classificação do jornalismo: infográfico específico complementar; enciclopédico independente e específico independente, mas com a mesma perspectiva de segmentação temática: causa e consequência, aspecto da textualidade que nos interessou investigar de forma mais específica. A metodologia de análise de gênero usada sustenta-se nas teorias de vertente sociorretórica, que concebe a abordagem sobre gênero como ação social, aliadas a outras sobre leitura e produção de texto, cujo critério de escolha se pautou no fato de elas apresentarem um quadro teórico - metodológico que permite a análise de textos verbo-visuais. Os resultados da análise fez-nos constatar que há forte sobreposição da linguagem verbal em detrimento da linguagem visual, com ênfase para o infográfico específico complementar. Essa mostragem refletiu a realidade escolar sobre as práticas de leitura e produção, cuja abordagem ainda tem sido feita com prevalência em gêneros de base verbal. Desse modo, esperamos que este estudo tenha contribuído para a construção de uma didática que oportunize o alfabetismo visual e a formação de competências e habilidades em leitura de textos com variados sistemas semióticos.