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Navegando por Autor "Rodrigues, Bruno Alves"

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    A aprendizagem humana na era da aprendizagem de máquina: fronteiras entre a hermenêutica de um ser de cultura e o processamento da linguagem humana pela inteligência artificial
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-02-24) Rodrigues, Bruno Alves; Parreiras, Vicente Aguimar; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/6754011091888190; Brandão, Cláudio Mascarenhas; Arruda, Kátia Magalhães; Delgado, Maurício Godinho; Ribeiro, Luiz Antônio
    A presente pesquisa se propõe a instigar reflexões acerca das consequências do processamento massivo da linguagem humana pelo mecanismo de aprendizagem de máquina, desvendando-se os impactos dessa realidade na própria experiência formadora da cultura e do ser de cultura (aprendizagem humana). Com marco teórico assentado na antropologia e na hermenêutica filosóficas, apontaremos os limites da dimensão analítica da linguagem, indicando a fronteira da pretensão de se replicar a cognição humana por meio da semiótica computacional e explorando o conteúdo ético e intersubjetivo ínsito à práxis de uma substancial aprendizagem humana, metafisicamente reservada ao ser de cultura. As pessoas se autoproduzem na linguagem, ao tempo em que dialeticamente produzem a própria linguagem; ao conteúdo axiológico da hermenêutica, de representação do valor verdade, tal qual inferido por seres livres e iguais, atrela-se o conteúdo antropológico, por meio do qual a pessoa humana se afirma livre, se define na cultura ao tempo em que define a própria cultura. Enquanto a aprendizagem de máquina sempre será reduzível à sua heurística conexionista, apta a promover predições a partir de conjugações estruturais de padrões identificados em big data, a tanto se distancia a complexidade da aprendizagem humana, cuja formação atrela-se à dialética histórico especulativa, uma inerência à condição do ser dotado de intencionalidade moral.
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    Critérios para avaliação de chatbots didáticos
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2022-05-09) Camargo, Leonardo Drummond Vilaça Lima; Parreiras, Vicente Aguimar; Skaniakos, Terhi Katriina; http://lattes.cnpq.br/0572931273424168; http://lattes.cnpq.br/3159073560339480; Martins Júnior, Edson; Rodrigues, Bruno Alves; Silva, Renato Caixeta da
    Esta pesquisa discute a produção e a avaliação de chatbots usados para fins de ensino e aprendizagem. Esse tópico foi pesquisado com o objetivo de criar e validar o uso de uma matriz com critérios e descritores para avaliação de chatbots didáticos. A pesquisa apresenta um mapeamento de critérios para produção e avaliação desse tipo de material, tendo como base critérios para avaliação de materiais didáticos de outras naturezas e de critérios para avaliação de chatbots usados para fins não didáticos. Também se apresenta o estudo de caso do chatbot Katri, desenvolvido durante esta pesquisa para uso em um curso finlandês de formação docente. A matriz de avaliação de chatbots didáticos foi utilizada para avaliar esse chatbot, considerando as percepções de produtores do sistema e de alunos brasileiros desse curso. A análise dos dados coletados foi baseada no Sistema de Avaliatividade proposto por Martin e White (2005). Como resultados da pesquisa, validou-se o uso da matriz, composta por 5 categorias e 30 descritores, por meio da qual foi possível sugerir melhorias e revisões no chatbot estudado.
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    O princípio educativo do trabalho na ética filosófica de Henrique Cláudio de Lima Vaz
    (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2020-06-16) Rodrigues, Bruno Alves; Silva, Sabina Maura; http://lattes.cnpq.br/3871655013250129; Silva, Sabina Maura; Pedrosa, José Geraldo; Gomes Júnior, Luiz Moreira
    A pesquisa está centrada na busca da correlacionalidade existente entre a Filosofia do Trabalho e Filosofia da Educação em Henrique Cláudio de Lima Vaz, respeitada a matriz hegeliana que norteou o desenvolvimento de sua Ética, centrando-se foco em corte específico nos textos do referido filósofo que tratam da dinâmica de manifestação da consciência do ser, indissociavelmente correlacionada à manifestação do ethos na sociedade civil, marco teórico que suporta a constatação da hipótese de que o processo histórico, ético e cultural de autoformação do ser humano em sociedade ocorre a partir da dialética do reconhecimento efetivada pelo trabalho. O trabalho, visto como a ação humana axiogênica por excelência, se apresenta como elemento indutor primário da dialética do reconhecimento no âmbito da sociedade civil (dimensão subjetiva do agir ético), desempenhando papel estruturante para a consolidação de uma universalidade (dimensão axiológica do agir ético, de objetivação dos valores liberdade e igualdade pelo valor trabalho). A partir dessa processualidade, manifesta-se fenomenologicamente a própria essência do princípio educativo do trabalho, enquanto valor que promove a mediação do ser em direção ao seu conceito em liberdade, na permanente construção da tríade conceitual história-cultura-ethos, que ocupa a centralidade da ontologia hegeliana e de Lima Vaz.

Repositório Institucional do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

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