Navegando por Autor "Rodrigues, Maria Dirce da Silva"
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Item Desafios e fatores histórico-sociais no ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2025-04-30) Rodrigues, Maria Dirce da Silva; Silva, Adriano Gonçalves da; http://lattes.cnpq.br/8210963934060506; http://lattes.cnpq.br/4238379645191459; Silva, Adriano Gonçalves da; Estevão, Ana Cecília; Silva, Jaqueline Maria da Silveira eEste trabalho apresenta um estudo sobre a aplicação da Lei 10639/03, que, apesar de ter completado mais de 20 anos de promulgada, ainda se depara com o contexto da educação brasileira que é uma educação ligada às bases coloniais que relega corpos negros a uma condição histórica de subalternidade em que os povos de matriz africana foram subjugados, escravizados e desumanizados. O objetivo deste estudo foi entender como os fatores histórico-sociais perpassam a efetivação do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no ensino fundamental e médio. Para tanto foram examinados aspectos como: o contexto histórico do desenvolvimento do conceito de raça; a matriz curricular brasileira e seus impactos e como a trajetória de corpos negros; e como os professores do ensino fundamental e médio lidam com a efetivação do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e aplicação de questionário a professores atuantes no município de Curvelo. Os resultados permitem compreender que as estratégias docentes para efetivação da Lei 10639/03 vão ao encontro com a perspectiva de que a educação precisa caminhar ao lado da história real da humanidade. A colonização impôs papéis de comportamento onde a perspectiva eurocêntrica atribuiu todas as formas de conhecimento e ancestralidade potente às pessoas brancas. A prática do ensino de história afro-brasileira e africana é antes de tudo uma escolha política, que será desenvolvida por educadores e educadoras que entendem a necessidade de uma reflexão nas práticas pedagógicas afim de alcançar a decolonialidade na educação buscando a construção de uma sociedade mais equânime, democrática, justa e menos violenta. Entretanto, apesar dos avanços, algumas questões têm sido desafiadoras para a efetivação da Lei, como a formação inicial e continuada de professores e a produção de material didático. Ainda que não seja simples é necessário apresentar possibilidades de didatização das relações étnico-raciais no ambiente escolar, partindo do princípio da potencialização da história e cultura negra e das subjetividades dos estudantes brasileiros.