Navegando por Autor "Sant'Ana Filho, Joaquim Nery de"
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Item Estudos de reaproveitamento dos resíduos das barragens de minério de ferro para uso na pavimentação de rodovias e fabricação de blocos intertravados(Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, 2013-03-28) Sant'Ana Filho, Joaquim Nery de; Silva, Sidney Nicodemos da; Pádula, Flávio Renato de Góes; http://lattes.cnpq.br/4801461064304302; http://lattes.cnpq.br/7979338384555091; http://lattes.cnpq.br/7524772578179085; Ferreira, Ângela de Mello; Peixoto, Ricardo André Fiorotti; Silva, Mateus Justino daAs empresas mineradoras brasileiras ainda não encontraram uma forma capaz de anular, ou mesmo reduzir, o grande passivo ambiental resultante da lavra de minérios. O gigantesco volume de resíduo existente no País cresce exponencialmente, a medida que se desenvolvem novas tecnologias em tratamento de minério, possibilitando beneficiar também aqueles de granulometria fina e de baixos teores. Minérios pobres liberam mais resíduo. No chamado Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais, rico em ocorrência de minerais, encontram-se catalogadas mais de 700 barragens de resíduo de minério de ferro, que são depósitos de lama a céu aberto. Estes detritos podem contaminar o solo, assorear corpos d'água e são susceptíveis a provocar desastres ecológicos. O monitoramento das barragens acarreta custos elevados. O presente estudo descreve a metodologia, através de processos sistêmicos, para produzir blocos intertravados para pavimentação a baixo custo, aproveitando o rejeito confinado em um destes logradouros. Os ensaios físicos e químicos demonstram a competência dos blocos intertravados para suportar grandes tensões. A imagem microestrutural, obtida por tomografia, comprova que houve redução da porosidade e aumento da densidade, com a adição do resíduo. Provavelmente é devido ao efeito filler, induzindo também ao aumento da resistência mecânica. São materiais que podem suportar as mais severas tensões, como as de tráfego pesado. O gráfico da resistência à compressão, com valores médios maiores que 50MPa, corroboram o ganho de qualidade. Além dos blocos intertravados muitos outros produtos poderão ser criados com este resíduo, como pedra sintética, placas de concreto, tijolos e material de base para construção de rodovias. Poderão ser muito úteis à coletividade, especialmente às de municípios de baixa arrecadação, carentes em recursos financeiros, na pavimentação de suas vias públicas, saneamento básico e criação de emprego e renda. É também um processo inteligente para reduzir a carga ambiental, aproveitando um material deletério para obtenção de um bem de produção de grande valor agregado e custo reduzido.